- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
Estudo confirma que vacina contra covid-19 não afeta a qualidade do esperma
Vacinas contra covid-19 não afetam o esperma e a fertilidade masculina de acordo com um estudo realizado por pesquisadores israelenses
A vacina mRNA contra a Covid-19, produzida pela Pfizer, não afeta a qualidade do esperma e a fertilidade masculina, de acordo com um artigo publicado e revisado por pares na Reproductive BioMedicine.
O estudo avaliou pela primeira vez o efeito da vacina nos parâmetros do esperma de pacientes do sexo masculino com análises de sêmen normais ou anormais. Os resultados mostraram que a vacina não prejudica os parâmetros do esperma, incluindo volume, concentração e contagem total de espermatozoides móveis.
O estudo contou com a participação de 72 pacientes, com idade mediana de 35,7 anos. Entre eles, 57 tinham análises de sêmen normais. Os pesquisadores compararam os parâmetros de esperma antes e depois da vacinação, e não encontraram diferenças significativas. Os resultados são especialmente importantes porque estudos anteriores mostraram que a infecção por SARS-CoV-2 pode afetar negativamente a qualidade do esperma.
Os pesquisadores recomendam que casais que desejam conceber não devem ter receios em relação à vacinação contra a Covid-19, uma vez que ela não afeta a qualidade do esperma. Em contraste, a infecção por SARS-CoV-2 pode afetar negativamente a fertilidade masculina.
Essa descoberta é importante para desmistificar um mito que circula nas redes sociais de que a vacina contra covid-19 poderia afetar o esperma e a fertilidade masculina. Ainda que a vacina tenha sido desenvolvida rapidamente, todas as fases de teste foram seguidas rigorosamente, e os resultados mostram que ela é segura e eficaz.
É importante destacar que as outras vacinas como coronavac, Janssen, AstraZeneca e moderna também são seguras e não afetam o esperma.
Em resumo uma infecção pelo coronavírus sars-cov-2 pode afetar negativamente o esperma, já a vacina é segura para a saúde sexual masculina e não afeta fertilidade e capacidade de ter filhos.
Acesse o artigo "BNT162b2 mRNA Covid-19 vaccine does not impair sperm parameters" em doi: 10.1016/j.rbmo.2022.01.008