- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
Suíça não parou de vacinar contra COVID-19
Saiba a verdade sobre a fake news de que a Suíça teria parado de aplicar vacinas contra a COVID-19 e entenda o que realmente aconteceu.
Desmentido: a Suíça não parou de vacinar contra COVID-19
Uma notícia falsa tem circulado nas redes sociais alegando que a Suíça parou de vacinar contra COVID-19. Segundo o texto, os médicos só podem administrar as vacinas "controversas" em casos individuais sob certas condições, e arcarão com o risco de responsabilidade por danos causados pela vacina. A notícia vem do site Report24 e foi compartilhada por ativistas antivacinas. No entanto, essa notícia é uma mentira, mal interpretada e falsa/fake news.
A verdade é que a Suíça não parou de vacinar contra COVID-19. As recomendações de vacinação do Escritório Federal de Saúde Pública (FOPH) da Suíça estão disponíveis em quatro idiomas, incluindo inglês e alemão. Embora o FOPH não recomende novas doses da vacina contra COVID-19 para a primavera/verão de 2023, novas doses da vacina contra covid-19 ainda é recomendada em casos individuais, especialmente para pessoas com alto risco.
A Suíça já alcançou a taxa de proteção vacinal contra covid-19 de 98% da população que receberam doses da vacina contra COVID-19. A recomendação da Suíça de novas doses da vacina contra covid-19 pode mudar se uma onda de infecções por covid-19 ocorrer na primavera/verão de 2023 ou se uma nova variante do coronavírus ou onda de covid-19 surgir no outono de 2023.
Se você deseja se vacinar contra covid-19 na Suíça sem recomendação, por exemplo, para fins de viagem, terá que pagar pela vacina. No entanto, se um médico na Suíça recomendar que você receba a vacina contra covid-19, ela será fornecida gratuitamente e estará protegida por seguro obrigatório de saúde.
Portanto, não há razão para acreditar na notícia falsa que circula nas redes sociais sobre a Suíça ter parado de aplicar vacinas contra COVID-19. As recomendações de tomar vacina contra covid-19 do FOPH ainda estão em vigor e novas doses da vacina contra covir-19 continua sendo recomendada em casos individuais.