PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Farmacêutico Comunitário
By fabio
fabio
20.Jul

Variedade e atendimento para alavancar vendas nas farmácias

Variedade e atendimento para alavancar vendas nas farmácias

Investir em variedades na cesta básica de higiene e beleza e no atendimento diferenciado para atrair clientes para as farmácias e drogarias foram um dos conselhos apresentados pela consultora de shopper Patrícia Nielsen na palestra "Hábitos do Consumidor Brasileiro", realizada no último dia 10.

A consultora afirmou que a cesta básica de higiene e beleza apresentou retração de 2,1% no ano passado, tendo como principais fatores negativos os produtos ligados a banho, como shampoo, condicionador, creme capilar, entre outros. A especialista destaca o crescimento das vendas porta a porta como um dos fatores que mais contribuíram para a diminuição da venda desses produtos em farmácias e drogarias.

Na opinião dela, os farmacêuticos devem ficar atentos a dois tipos de público. O primeiro possui um perfil maduro, bem-sucedido, que busca promoções sem preocupar em consumir marcas tradicionais. Além disso, mostra interesse em saber a composição de cada produto e costuma realizar compras pela Internet. Já o segundo público, que representa 40% do comprador da farmácia ou drogaria, é a dona de casa tradicional, que busca promoção, variedades de marca e não costuma utilizar a Internet para adquirir produtos.

Entre 2007 e 2008, a pesquisa apresentada revela que houve aumento de 18% na vendas porta a porta contra 2% em farmácias e drogarias. A consultora acredita que essa modalidade de comercialização dispara em razão do conhecimento que os profissionais possuem sobre cada produto comercializado, sendo capaz de prestar atendimento diferenciado e individualizado ao consumidor. Com a substituição do ponto de compra, cerca de 3,6 milhões de compradores deixaram de adquirir os produtos de higiene e beleza nas farmácias e drogarias e passaram a comprar neste novo ponto de venda em ascensão.

Patrícia destaca que o primeiro canal que roubou mais compradores das farmácias e drogarias foram os supermercados, pela variedade e facilidade de adquirir produtos, já que possuem vários outros departamentos de interesse do consumidor.

Para consolidar e conquistar novos clientes, as farmácias e drogarias precisam investir na variedade de produtos e também na qualificação de profissionais para orientarem adequadamente o consumidor, além da promoção de ações de comunicação que incentive o cliente a comprar nesses pontos de venda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anfarmag

Artigo anterior: Perguntas e Respostas sobre a RDC 44/2010 Perguntas e Respostas sobre a RDC 44/2010 Próximo artigo: Perguntas e Respostas sobre o SNGPC Perguntas e Respostas sobre o SNGPC

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos