bafometro-metadoxilDevido a polêmica de que alguns motoristas após o consumo de álcool estavam utilizando o medicamento Metadoxil para enganar o bafômetro. Os Laboratórios Baldacci publicou a seguinte nota no dia 6 de fevereiro:

 

"Com base em algumas reportagens e artigos recentemente veiculados pela mídia, referentes ao produto METADOXIL (Pidolato de Piridoxina) e o uso de instrumentos de aferição alcoólica ("bafômetro"), os Laboratórios Baldacci S.A. informam:

1. O METADOXIL é um fármaco indicado para tratamento de situações clínicas específicas como intoxicação alcoólica, alcoolismo crônico, fígado gorduroso e hepatite alcoólica; situações clínicas essas diagnosticadas e acompanhadas por médico.
2. A embalagem do METADOXIL contém tarja vermelha, o que indica ausência de risco de morte, mas que contém efeitos colaterais e deve ser "vendido sob receita médica", como descrito. A automedicação é desaconselhada e qualquer outro uso divergente do recomendado na bula é considerado inapropriado.
3. A aceleração do metabolismo do álcool é um dos mecanismos de ação do METADOXIL. Seu efeito não anula a concentração do álcool ingerido no sangue ou no ar exalado, e tampouco normaliza prontamente os reflexos alterados pelo uso do álcool. Portanto, o uso do METADOXIL não protege o motorista que ingeriu bebida alcoólica da condição de infrator e também não impede a detecção do uso de álcool pelo "bafômetro". Os Laboratórios Baldacci S.A. posicionam-se veementemente contra a divulgação do uso do METADOXIL para esta finalidade.

Ressaltamos que o alcoolismo é uma doença grave, provoca morte direta e indiretamente todos os dias, e necessita de tratamento médico. O METADOXIL é um medicamento indicado para o tratamento de transtornos hepáticos, inclusive os provocados pelo alcoolismo, e a divulgação do uso indevido prejudica a boa reputação do Laboratório, do medicamento, e de quem utiliza esse fármaco sob recomendação médica para as situações clínicas em que o METADOXIL está indicado e aprovado pelo órgão regulador. Os Laboratórios Baldacci S/A tem o compromisso com a qualidade de seus produtos, com a indicação adequada do uso assim como seus resultados clínicos.

Colocamos nosso SAC à disposição para eventuais dúvidas."

O perfil oficial de empresa no twitter também tem alertado os seguidores sobre o uso inadequado do medicamento.

laboratorio-baldacci-twitter