PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
14.Fev

Pomadas para modelar e trançar cabelos proibidas pela Anvisa: Entenda medida preventiva

cosmeticos

Anvisa proíbe comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelos devido a riscos à saúde ocular: saiba mais

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização (inclusive em farmácias e drogarias) de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desses produtos. Entre os eventos relatados pelos usuários estão cegueira temporária, ardência nos olhos, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. As investigações estão em andamento para identificar os produtos associados e as empresas fabricantes.

A medida preventiva foi adotada para proteger a saúde da população, e nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado ou utilizado por consumidores e profissionais de beleza, mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.

Caso tenha feito uso recente, é importante lavar os cabelos com cuidado e inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância. Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Profissionais, salões e comércio em geral não devem utilizar esses produtos em nenhum cliente, e o manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores. Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor e não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

As empresas titulares da regularização do produto não podem interpor recursos administrativos em face da Resolução - RE n. 475, de 9 de fevereiro de 2023. Também está suspensa a notificação à Anvisa para a regularização de produtos do tipo pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, durante o período em que estiver vigente a interdição cautelar determinada pela Resolução - RE n. 475, de 9 de fevereiro de 2023.

Portanto, é importante que a população fique atenta à medida adotada pela Anvisa e não utilize nenhum produto que se enquadre na categoria de pomadas para modelar e trançar cabelos. Caso tenha utilizado recentemente e apresentado qualquer sintoma, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e notifique o caso à Anvisa através do endereço eletrônico disponibilizado pelo órgão.

 

Artigo anterior: Anvisa determina recolhimento e a apreensão de pomadas para modelar e trançar cabelos irregulares Anvisa determina recolhimento e a apreensão de pomadas para modelar e trançar cabelos irregulares Próximo artigo: CFF reafirma ser contra a venda de medicamentos em supermercados sem a supervisão do farmacêutico CFF reafirma ser contra a venda de medicamentos em supermercados sem a supervisão do farmacêutico

Novos conteúdos

  • O futuro dos medicamentos com as cápsula de Pullulan
    O futuro dos medicamentos com as cápsula de Pullulan
    Mercado Farmacêutico 19.Ago
  • Ativa Logística investe R$ 14,8 milhões e amplia operações em São Paulo, Paraná e Espírito Santo
    Ativa Logística investe R$ 14,8 milhões e amplia operações em São Paulo, Paraná e Espírito Santo
    Mercado Farmacêutico 19.Ago
  • Déficit de 4,1 milhões de enfermeiros até 2030, alerta OMS
    Déficit de 4,1 milhões de enfermeiros até 2030, alerta OMS
    Saúde 19.Ago
  • Transformando Dados em Saúde Pública: A Janela de Oportunidade do Decreto n.º 12.560/2025
    Transformando Dados em Saúde Pública: A Janela de Oportunidade do Decreto n.º 12.560/2025
    Saúde 19.Ago
  • Vendas de medicamentos genéricos crescem mais de 7% na região Sul em 2025
    Vendas de medicamentos genéricos crescem mais de 7% na região Sul em 2025
    Mercado Farmacêutico 19.Ago
  • Vendas de medicamentos genéricos crescem mais de 10% na região Norte em 2025
    Vendas de medicamentos genéricos crescem mais de 10% na região Norte em 2025
    Mercado Farmacêutico 19.Ago
  • Esfera Brasil e EMS reúnem Geraldo Alckmin, Hugo Motta, Alexandre Padilha e Gilmar Mendes em fórum sobre saúde
    Esfera Brasil e EMS reúnem Geraldo Alckmin, Hugo Motta, Alexandre Padilha e Gilmar Mendes em fórum sobre saúde
    Blog 05.Ago

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos