industria-farmaceutica-emsA EMS ganhou o título de melhor empresa farmacêutica no prêmio Melhores e Maiores 2012, promovido por EXAME. Quinta maior companhia do setor, com receita operacional líquida de 896,7 milhões de dólares no ano passado, a EMS foi quem apresentou o melhor retorno sobre o investimento feito no mesmo período: 46%, ante 22,8% da Merck, a segunda colocada.

 

Com cerca de 3.800 empregados no Brasil, a EMS atravessou um período de incertezas na hiperinflacionária década de 80. Passado o pior momento, a companhia decidiu investir em quatro diferentes unidades de operação: EMS, Legrand, Nova Química e Germed. A aposta no efervescente mercado de genéricos quando ele ainda engatinhava foi fundamental para garantir sua expansão nos últimos dez anos.

Com uma margem de vendas de 23% em 2011, a EMS consolidou seu nome com cópias de medicamentos ultraconhecidos, como o Viagra, para impotência, e o Lipitor, para colesterol.

 

Mas a empresa também quer carimbar sua atuação no segmento mais rentável do setor, o de medicamentos biotecnológicos. Para tanto, ingressou neste ano na Bionovis, uma joint-venture que também conta com os laboratórios Aché, União Química Farmacêutica e Hypermarcas.

 

Fonte: Exame - Editora Abril