- Detalhes
- Categoria: Carreira Farmacêutica
- By Fábio Reis
Farmacêutica travesti Alícia Krüger é nomeada para a Assessoria de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde
Dra. Alícia Krüger, farmacêutica travesti, assumirá a recém-criada Assessoria de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde
A farmacêutica, sanitarista e epidemiologista travesti Alícia Krüger assumirá a recém-criada Assessoria de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde, ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
“É com alegria que aceito esse grande desafio em minha carreira profissional em prol da construção de um SUS mais equânime e uma Vigilância em Saúde que visibilize todas as pessoas. Travestis e demais pessoas trans em espaços e posições de decisão: eis o lema da democracia que volta ao país”, ela comemorou a sua nomeação em uma rede social.
O novo cargo inédito no Ministério da Saúde terá como missão equiparar o acesso e o atendimento do sistema de saúde a todos os brasileiros.
Quem é a farmacêutica Alícia Krüger
Farmacêutica Generalista (UEPG-2015). Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar (UNINTER-2020). Especialista em Gestão das Políticas de DST/aids, hepatites virais e tuberculose (UFRN-2017). Mestre em Saúde Coletiva, na área de farmacoepidemiologia (UnB-2018). Doutoranda em Medicina - Endocrinologia e Metabologia, pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).
É consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia, atuando como coordenadora das pautas de cuidado farmacêutico à população LGBTQIA+ e prescrição farmacêutica de PrEP e PEP. Atuou como Interlocutora do programa VigiAR-SUS do Ministério da Saúde, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. Também atuou como Consultora Nacional OPAS/OMS descentralizada, no Ministério da Saúde do Brasil. Atuou, também, como Farmacêutica Clínica no Governo do Distrito Federal, sendo responsável pela implantação do serviço de Farmácia Clínica do Ambulatório Trans do DF.
Possui notável experiência nacional e internacional em temas relacionados à Prevenção Combinada do HIV, outras IST, farmacoepidemiologia e farmacologia do processo de hormonização de pessoas trans adultas, bem como aspectos de sua saúde sexual e saúde reprodutiva.