- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By Fábio Reis
41% da população é contra testes com animais
Uma grande parcela da população brasileira se declara contra o uso de animais em testes para desenvolver novos medicamentos Este é o resultado da pesquisa feita pelo Datafolha a pedido do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que revelou que 41% dos brasileiros "discordam plenamente" dessa prática.
Segundo o levantamento, apenas 36% concordam plenamente com o uso de animais pela ciência. Outros 18% concordam apenas parcialmente com essa aplicação. Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 2.162 pessoas em 134 cidades por todo o país. As entrevistas foram feitas entre os dias 24 e 25 de setembro deste ano.
O debate sobre o uso de animais em pesquisas ganhou mais força no país a partir de outubro de 2013, quando ativistas invadiram um instituto em São Roque (SP) e retiraram do local animais usados em testes, principalmente cães da raça beagle, alegando que os bichos sofriam maus-tratos.
De acordo com o estudo, quanto mais jovem a população, maior é a oposição ao uso de animais em pesquisas. Entre os jovens de 16 a 24 anos, por exemplo, apenas 29% concordam com os testes em animais. Já a partir dos 40 anos de idade, essa parcela passa a ser de 40%.
A opinião também sofre variações conforme a região do país. O Sul registra o menor índice de aprovação em relação aos testes em animais, com 32% que concordam com o procedimento. No Sudeste e no Nordeste, esse índice é de 36%. No Norte e Centro-Oeste, 38% das pessoas aprovam os testes.
Fonte: Jornal O Tempo.