abbvie

  • AbbVie apresentou novos estudos no tratamento,o de Leucemia Linfocítica Crônica (LLC): seis anos de sobrevida sem progressão da doença, com o inibidor de BCL-2 venetoclax. Dados dos estudos demonstram eficácia e segurança de venetoclax em longo prazo, após período de tratamento fixo e finito1-3.
  • Resultados de estudo com epcoritamabe, anticorpo biespecífico (o primeiro e único aprovado pela agência regulatória FDA, maio de 2023)4, para tratamento de linfomas de células B, indicam resposta geral de 63 % em linfomas de grandes células B (LGCB, considerando três tipos diferentes da doença recidivada4.
  • Venetoclax é aprovado no Brasil para tratamento de LLC e para LMA (Leucemia Mieloide Aguda)6.  Epcoritamabe está sob avaliação da agência regulatória brasileira ANVISA para tratamento de linfoma difuso de grandes células B (LDGCB)6. 

 

 

A AbbVie (NYSE: ABBV) apresentou novos resultados de estudos de venetoclax em LLC e do anticorpo biespecífico epcoritamabe, para linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), durante o Congresso Anual Europeu de Hematologia (EHA), que aconteceu na primeira quinzena de junho, em Frankfurt, Alemanha.Atualmente, em Oncologia, a AbbVie estuda mais de 20 medicamentos em fase de pesquisa, em mais de 300 estudos clínicos, entre alguns dos tipos de câncer mais debilitantes e disseminados.

 

 Alguns dos destaques no EHA 2023:

  • Seis anos de sobrevida livre da doença após findo tratamento para LLC, com venetoclax2,3: novos resultados indicam que 53.1% dos pacientes com LLC apresentaram a doença em nível indetectável, com sobrevida livre da doença por este período de seis anos, quando tratados com a combinação venetoclax mais obinutuzumabe, versus 21,7% dos pacientes tratados com a combinação clorambucil mais obinutuzumabe, considerada terapia padrão. Nestes seis anos de análises, não foi observado nenhum efeito adverso novo2,3.

"As mais recentes descobertas, proporcionadas por estes estudos, indicam que os pacientes podem ter controle da sua doença por longo prazo, por mais de cinco anos, depois de concluído o tratamento”, afirmou o médico e diretor médico da AbbVie no Brasil, Marco Paschoalin. Estes resultados confirmam os benefícios do tratamento com prazo fixo de duração da combinação venetoclax e obinutuzumabe para os pacientes de LLC sem tratamento anterior e com outras condições coexistentes”.

Venetoclax é desenvolvido pela AbbVie e Genentech (empresa do grupo Roche), sendo comercializada conjuntamente pela AbbVie e Genentech, Para fora dos Estados Unidos, a comercialização está a cargo da AbbVie. É o primeiro medicamento em sua classe terapêutica (inibidores de BC-L-2): em alguns tipos de câncer, a proteína BCL-2 impede o processo natural, ou de autodestruição, das células do câncer, chamado de apoptose – venetoclax contribui para restaurar esse processo natural, eliminando as células do câncer4.

  • Epcoritamabe, anticorpo biespecífico, apresentou taxa de resposta geral de 63% em pacientes com linfomas de grandes células B (LGCB) recidivados/ refratários e de 62% especificamente em pacientes com linfomas difusos de grandes células B (LDGCB) Epcoritamabe recebeu, em 19 de maio de 2023, aprovação acelerada da agência regulatória FDA, para linfoma difuso de grandes células B; no Brasil, está sob avaliação da agência regulatória ANVISA, para a mesma indicação. Os anticorpos biespecificos atuam em duas partes diferentes do linfoma, simultaneamente. Foi desenvolvido, em colaboração da AbbVie e Genmab.

 

 

Referências 

  1. Em https://news.abbvie.com/news/press-releases/abbvies-venclyxtovenclexta-venetoclax-continues-to- show-sustained-progression-free-survival-pfs-in-chronic-lymphocytic-leukemia-cll-patients.htm
  2. Al-Sawaf O, et Venetoclax-Obinutuzumab for previously untreated chronic lymphocytic leukemia: 6- year results of the randomized CLL14 study. Abstract No. S145. Presented orally at European Hematology Association 2023 Hybrid Congress, Frankfurt, Germany, June 8-11.
  3. Fischer K, et Venetoclax and obinutuzumab in patients with CLL and coexisting conditions. N Engl J Med. 2019;380:2225-2236.
  4. https://news.abbvie.com/news/press-releases/epkinly-epcoritamab-bysp-approved-by-us-fda-as-first- and-only-bispecific-antibody-to-treat-adult-patients-with-relapsed-or-refractory-diffuse-large-b-cell- lymphoma-dlbcl.htm
  5. Em https://ir.genmab.com/news-releases/news-release-details/genmab-showcases-data- comprehensive-epcoritamab-development Em 13 de junho de 2023.
  6. Bula brasileira de venetoclax em: https://www.abbvie.com.br/content/dam/abbvie- dotcom/br/documents/VENCLEXTA-VP.pdf Acessada em 13 de junho de 2023