PFARMA PFARMA
  • PFARMA
  • Notícias
    • Mercado Farmacêutico
    • Carreira Farmacêutica
    • Legislação Farmacêutica
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos Farmacêuticos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Comunicados
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Eventos Farmacêuticos
By Estadão
Estadão
19.Out

Anvisa assina acordo de troca de Informação com a FDA

Curtir Postar Comartilhar WhatsApp
temporao-ministro-saude-brasilA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fechou acordo com a Food and Drug Administration (FDA), órgão análogo nos Estados Unidos, que permitirá o acesso prévio a investigações do órgão americano sobre medicamentos que podem ser retirados do mercado por causa de efeitos colaterais não identificados anteriormente.

Assinado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Washington, o acordo prevê que a Anvisa receba da FDA informações sobre laboratórios americanos que pretendem vender medicamentos ao Brasil, além dos resultados de inspeções realizadas nas plantas onde eles serão produzidos.

Temporão afirmou que as orientações recebidas da FDA não serão necessariamente seguidas pela Anvisa. Mas servirão como elementos adicionais para o trabalho de avaliação da agência brasileira e contribuirão para encurtar os prazos de liberação ou restrição à comercialização de medicamentos.

"Esse acordo mudará o grau de reconhecimento da Anvisa", disse Temporão. "Isso só foi possível porque a Organização Pan-Americana de Saúde reconheceu a excelência do trabalho da Anvisa e estreitou suas relações com outras agências."

 

Novos mercados.

Para o vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, Nelson Mussolini, o acordo pode significar a abertura de novos mercados para a indústria farmacêutica brasileira. "Assim como a Anvisa vai considerar relatórios da FDA, a FDA levará em consideração os documentos da Anvisa. Isso abrirá mercado em outros países e também nossa cadeia de exportação", afirmou.

Ele espera que o acordo permita que sejam fixados prazos para o registro de remédios. "A FDA tem prazos rígidos. O empresário não quer que a aprovação seja rápida, mas o pior é trabalhar com o imponderável. Não se sabe se o registro sairá em seis meses ou dois anos."

O diretor-presidente em exercício da Anvisa, Dirceu Barbano, diz que os prazos são "praticamente os mesmos" nas duas agências. "A indústria, para comercializar o produto no Brasil, sempre terá de pedir o registro aqui também. O que não pode acontecer é que as empresas passem a fazer o pedido do registro nos EUA e depois esperem que a Anvisa não tenha tempo de fazer análises. A Anvisa sempre analisará informações. Podemos pedir complementações ao FDA. Mas dificilmente a análise da FDA vai substituir a da Anvisa."

 

Lentes de contato.

A Anvisa recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que cobre de fabricantes de lentes de contato informações sobre os riscos à saúde causados por elas. A agência tem 45 dias para informar se vai acatar ou não a recomendação. /

 

Fonte: Por Denise Chrispim Marin CORRESPONDENTE / WASHINGTON - O Estado de S.Paulo / COM C.T. e ESTADÃO.COM.BR
Foto: AE/Andre Dusek

Artigo anterior: Ministério da Saúde Amplia Programa Farmácia Popular Ministério da Saúde Amplia Programa Farmácia Popular Próximo artigo: CRF-RS promove a II Jornada de Estudos Farmacêuticos CRF-RS promove a II Jornada de Estudos Farmacêuticos

Novos conteúdos

  • Prati-Donaduzzi lança empagliflozina genérica e amplia opções para tratar diabetes tipo 2
    Prati-Donaduzzi lança empagliflozina genérica e amplia opções para tratar diabetes tipo 2
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Apsen reforça atuação no Sistema Nervoso Central com lançamento de Luratt®
    Apsen reforça atuação no Sistema Nervoso Central com lançamento de Luratt®
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Farmácia Popular discute inclusão de novos serviços para acompanhamento de pacientes crônicos
    Farmácia Popular discute inclusão de novos serviços para acompanhamento de pacientes crônicos
    Blog 29.Out
  • Medley conquista 10º Top of Mind da Folha de S. Paulo consecutivo e consolida sua posição como marca mais lembrada em genéricos
    Medley conquista 10º Top of Mind da Folha de S. Paulo consecutivo e consolida sua posição como marca mais lembrada em genéricos
    Mercado Farmacêutico 29.Out
  • Anvisa aprova medicamento Evrysdi Go (risdiplam), indicado para tratamento de atrofia muscular espinhal (AME)
    Anvisa aprova medicamento Evrysdi Go (risdiplam), indicado para tratamento de atrofia muscular espinhal (AME)
    Mercado Farmacêutico 29.Out
  • Anvisa: recolhimento voluntário de lotes dos medicamentos Simbeva e Abevmy utilizados no tratamento do câncer
    Anvisa: recolhimento voluntário de lotes dos medicamentos Simbeva e Abevmy utilizados no tratamento do câncer
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 29.Out
  • Ativa Logística expande atuação em Santa Catarina com forte presença no canal farmacêutico
    Ativa Logística expande atuação em Santa Catarina com forte presença no canal farmacêutico
    Mercado Farmacêutico 29.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos