PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Eventos Farmacêuticos
By fabio
fabio
01.Set

Encontro Regional de Farmacêuticos do Nordeste

A Escola Nacional dos Farmacêuticos realiza mais uma etapa do Encontro Regional, fechando  as regiões brasileiras no Nordeste. Será em Recife/PE, dias 9 e 10 de setembro, junto com o  4º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica.

Profissionais de todo o país estão participando dos Encontro Regionais de Farmacêuticos, que já aconteceram no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte.  Subsidiados por palestras e debates, os participantes debatem e em conjunto elaboraram propostas à 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Os Encontros Regionais de Farmacêuticos são a oportunidade de reunir a categoria farmacêutica para discutir as necessidades em relação às políticas e ações de saúde. “ É preciso buscar possibilidades de avançarmos todos juntos – farmacêuticos e sociedade – rumo a um sistema de saúde que atenda as expectativas e os direitos do povo brasileiro”, afirma Silvana Nair Leite, presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, realizadora do evento em parceria com a Fenafar. Ela se refere aos debates que serão promovidos em prol da melhoria da qualidade do SUS.

A 14ª CNS tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. O eixo da conferência será: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”

Saiba mais: www.escoladosfarmaceuticos.org.br
 
encontro-farmaceuticos-nordeste-recife

Veja abaixo os temas e os convidados das palestras e debates:
 

* Encontro Regional de Farmacêuticos preparatórios a 14ª CNS – Nordeste

4º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica

Recife Praia Hotel - Av. Boa Viagem, 9 – Pina – Recife – PE

9 de setembro – Sexta feira 9h às 10h – Abertura e boas vindas aos participantes

10h às 11h - PALESTRA – A CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Convidada: Professora Suely Lins Galdino – Coordenadora do programa de Pós Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE

11h às 13h30 - PAINEL I - A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO CONTEXTO DO ACESSO E PROCESSO DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS

Perguntas orientativas aos painelistas:

1- Qual papel da assistência Farmacêutica para a garantia da integralidade da atenção a saúde? 2- Como a Assistência Farmacêutica se insere na atenção primaria em saúde? 3 - Quais os desafios da Gestão do Trabalho e da Educação na Assistência Farmacêutica?
4 - Como a Assistência Farmacêutica deve constar nos Planos de Saúde? Apenas disponibilização de medicamentos?

Convidados:

  • José Miguel do Nascimento Junior – Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE/MS
  • Antonio Figueira – Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco
  • Gisélia Santana Souza – Superintendência da Secretaria de Atenção à Saúde – SAS/SESAB
  • Jurema Werneck – Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde – CNS
  • Célia Chaves – Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar
  • Silvana Nair Leite – Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos - Mediadora

13h30 às 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 às 17h30 – PAINEL II - O CONTROLE SOCIAL NO ACESSO AOS SERVIÇOS E PRODUTOS NA SAÚDE

Perguntas Orientativas aos painelistas:

1- Como fazer com que o povo brasileiro se aproprie do SUS? 2- Qual o papel das organizações dos trabalhadores em saúde para efetivação do SUS? 3- Como as novas tecnologias de comunicação podem contribuir para o Controle Social?
4- Qual o papel dos Conselhos de Saúde?

Convidados:

  • Ronald Ferreira dos Santos – Coordenador da Comissão de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiológica do Conselho Nacional de Saúde - CNS
  • Adson José da Silva – Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco
  • Sueli Monte – Coordenadora do Curso de Especialização e Gestão de Assistência Farmacêutica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sergio Luis Gomes da Silva – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado da Paraíba
  • Maria José Tenório – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco – Mediadora

17h30 às 18h – Coffe-break

19h – Lançamento da Campanha Sou Mulher, Sou Farmacêutica, Tenho Direitos!

21h – Coquetel

 

10 de setembro – Sábado

9h às 11h30 – PAINEL III - A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO PROCESSO DE ATENÇÃO A SAÚDE

Perguntas Orientativas aos painelistas:

1- Qual papel da Vigilância em Saúde para a garantia da integralidade da atenção a saúde? 2- Como a Vigilância em Saúde se insere na atenção primaria em saúde? 3 - Quais os desafios da Gestão do Trabalho e da Educação na Vigilância em Saúde?
4 - Como a Vigilância em Saúde deve constar nos Planos de Saúde? Apenas fiscalização e regulação?

Convidados:

  • Dirceu Barbano – Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
  • Marcos da Silveira Franco – Assessor Técnico do Núcleo de Promoção de Vigilâncias do CONASEMS
  • Altamiro dos Santos – Presidente do Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia – CRF/BA
  • Ediná Alves Costa – Coordenadora do Grupo de Trabalho de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco
  • Maria Erivanda Castelo Meirelles – Diretora da Escola Nacional dos Farmacêuticos – Mediadora

11h30 às 12h – Divisão de Grupos

12h às 13h – Intervalo almoço

 

13h às 15h30 – Oficinas

15h30 às 15h45 – Coffe Break

15h45 às 18h – Apresentação dos Grupos, sistematização dos Trabalhos e encerramento

*programação sujeita a alterações
Os Encontros Regionais de Farmacêuticos são uma iniciativa da Escola Nacional de Farmacêuticos, e realizados em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), com o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (ABENFAR).

Artigo anterior: Seminário sobre regulação em Terapias Celulares - Dias 17 e 18/10 no DF Seminário sobre regulação em Terapias Celulares - Dias 17 e 18/10 no DF Próximo artigo: 5º ENIFarMed - Encontro nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos 5º ENIFarMed - Encontro nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos