- Detalhes
- Categoria: Eventos Farmacêuticos
- By Fábio Reis

A iniciativa contou com apresentação de dados inéditos do relatório Edelman Trust Barometer
A desinformação em saúde, desafios e caminhos para reconstruir a confiança foi o tema escolhido para abrir a programação do Summit Interfarma 35 Anos, de 21 a 23 de outubro, em Brasília. O evento discutiu os desafios e os caminhos necessários para reconstruir a confiança da população em fontes seguras de informação. Além do debate, o encontro marcou a apresentação de dados inéditos do relatório especial Edelman Trust Barometer 2025: Confiança e Saúde.
O estudo revela tendências preocupantes no cenário da saúde. Entre os achados, destaca-se a queda na confiança de grupos como a Geração Z em médicos e instituições tradicionais, que preferem buscar informações de saúde por conta própria em plataformas digitais. Apesar dessa busca, o relatório aponta um dado alarmante: quase 60% desse público se arrependeram de terem tomado ao menos uma decisão de saúde com base em informações incorretas ou falsas.
“É preocupante o volume de informação errada ou falsa sobre saúde que se espalha rapidamente hoje em dia. Por isso, organizamos esse debate com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os riscos da desinformação, reforçar o papel de especialistas e instituições como fontes seguras e estimular ações coordenadas para mitigar seus impactos”, explicou Renato Porto, presidente-executivo da Interfarma.
A programação do Summit incluiu uma palestra da divulgadora científica Dra. Gabriela Bailas (@fisicaeafins), que abordou a importância da ciência e do pensamento crítico no combate à desinformação. “Divulgar ciência é um ato de cuidado coletivo. Falar de ciência não é apenas transmitir conhecimento, é dar às pessoas o poder de decidir sobre o próprio corpo com autonomia”, afirmou.
O evento também contou com um painel de debate que reuniu, além de Gabriela, Ana Carbonieri, diretora do Núcleo de Saúde da Edelman Brasil, a editora da Veja Saúde Chloé Pinheiro e o divulgador científico e professor de farmacologia Dr. André Bacchi, com moderação do colunista de saúde da CBN, Dr. Luis Fernando Correia.
O combate à desinformação é um tema de grande preocupação e a Interfarma já vem trabalhando em diferentes frentes com o objetivo de conscientizar a população. Este ano, a associação lançará um guia educativo de combate a fake news em saúde, envolvendo influenciadores para amplificar a distribuição do conteúdo. Outra iniciativa foi a produção de uma cartilha sobre Falsificação de Medicamentos, desenvolvida em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), que reúne informações essenciais sobre os riscos e os impactos da falsificação de medicamentos. A cartilha em formato digital está disponível gratuitamente no site da Interfarma.