PFARMA PFARMA
  • PFARMA
  • Notícias
    • Mercado Farmacêutico
    • Carreira Farmacêutica
    • Legislação Farmacêutica
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos Farmacêuticos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Comunicados
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Legislação Farmacêutica
By Fábio Reis
Fábio Reis
19.Dez

Anvisa registra dois novos medicamentos: Tagrisso e Belviq

Curtir Postar Comartilhar WhatsApp

tagrisso belviq 2

 

Tagrisso, medicamento para cancêr de pulmão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento novo Tagrisso® (orsimertinibe), na forma farmacêutica comprimido revestido. O novo medicamento Tagrisso® (orsimertinibe) é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático, positivo para mutação EGFR T790M, que progrediram quando em uso de, ou após a terapia com inibidores da tirosina quinase para o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR TKI).

O câncer de pulmão é uma doença agressiva, heterogênea e de risco à vida. Tem sido um dos cânceres mais comuns no mundo por várias décadas. O medicamento aprovado será fabricado pela empresa AstraZeneca AB, na Suécia, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa AstraZeneca do Brasil Ltda, localizada em São Paulo (SP).


Medicamento para Sobrepeso: Belviq.

A Anvisa aprovou também o registro do Belviq® (cloridrato de lorcasserina hemihidratado), medicamento novo, na forma farmacêutica comprimido revestido.

O Belviq® (cloridrato de lorcasserina hemihidratado) é indicado como adjuvante à dieta de redução de calorias e atividade física aumentada para o controle de peso crônico em pacientes adultos com índice de massa corporal (IMC) inicial de 30 kg/m² ou maior (obeso); ou pacientes com sobrepeso com IMC maior ou igual a 27 kg/m², na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 controlado com agentes hipoglicemiantes orais, ou apneia do sono.

A obesidade é uma das doenças crônicas com maior prevalência mundial, é considerada uma desordem com múltiplas causas, e está associada a várias doenças, sendo importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus (DM).

O medicamento novo Belviq® (cloridrato de lorcasserina hemihidratado) será fabricado por Arena Pharmaceuticals – Suíça, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Eisai Laboratórios Ltda., localizada em São Paulo (SP).


O que é um medicamento novo?

O termo “medicamento novo” aplica-se a produtos inovadores, com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, associados ou não. Quando se utiliza o termo “medicamento novo” sem outro complemento não se trata de produtos biológicos, fitoterápicos, homeopáticos, medicamentos ditos “específicos”, medicamentos isentos de registro ou cópias (genéricos e similares).

Fonte: Anvisa

Artigo anterior: MP autoriza reajuste nos preços dos medicamentos a qualquer tempo MP autoriza reajuste nos preços dos medicamentos a qualquer tempo Próximo artigo: Aprovado o registro do Medicamento MEKINIST® (dimetilsulfóxido de trametinibe), indicado para o tratamento de melanoma Aprovado o registro do Medicamento MEKINIST® (dimetilsulfóxido de trametinibe), indicado para o tratamento de melanoma

Novos conteúdos

  • Prati-Donaduzzi lança empagliflozina genérica e amplia opções para tratar diabetes tipo 2
    Prati-Donaduzzi lança empagliflozina genérica e amplia opções para tratar diabetes tipo 2
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Apsen reforça atuação no Sistema Nervoso Central com lançamento de Luratt®
    Apsen reforça atuação no Sistema Nervoso Central com lançamento de Luratt®
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Farmácia Popular discute inclusão de novos serviços para acompanhamento de pacientes crônicos
    Farmácia Popular discute inclusão de novos serviços para acompanhamento de pacientes crônicos
    Blog 29.Out
  • Medley conquista 10º Top of Mind da Folha de S. Paulo consecutivo e consolida sua posição como marca mais lembrada em genéricos
    Medley conquista 10º Top of Mind da Folha de S. Paulo consecutivo e consolida sua posição como marca mais lembrada em genéricos
    Mercado Farmacêutico 29.Out
  • Anvisa aprova medicamento Evrysdi Go (risdiplam), indicado para tratamento de atrofia muscular espinhal (AME)
    Anvisa aprova medicamento Evrysdi Go (risdiplam), indicado para tratamento de atrofia muscular espinhal (AME)
    Mercado Farmacêutico 29.Out
  • Anvisa: recolhimento voluntário de lotes dos medicamentos Simbeva e Abevmy utilizados no tratamento do câncer
    Anvisa: recolhimento voluntário de lotes dos medicamentos Simbeva e Abevmy utilizados no tratamento do câncer
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 29.Out
  • Ativa Logística expande atuação em Santa Catarina com forte presença no canal farmacêutico
    Ativa Logística expande atuação em Santa Catarina com forte presença no canal farmacêutico
    Mercado Farmacêutico 29.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos