pilula-dia-seguinte-euaO tribunal federal de Nova York, determinou que meninas americanas de qualquer idade poderão comprar pílulas do dia seguinte sem receita médica. O governo Americano afirmou  que cumprirá a decisão de um juiz e permitirá a venda da chamada "pílula do dia seguinte" para meninas de qualquer idade, suspendendo sua tentativa de restringir a disponibilidade do medicamento.

O revés nesta questão politicamente sensível significa que qualquer mulher, incluindo adolescentes, poderá comprar a popular pílula do dia seguinte em uma farmácia, sem a necessidade de receita médica. O governo Obama rejeitava a venda indiscriminada da pílula devido ao risco social e à saúde.

Em uma carta enviada ao juiz Edward Korman, o governo informa que a agência federal de alimentos e medicamentos (FDA) "solicitou ao fabricante da (pílula) Plan B One-Step (PBOS) o envio de um pedido suplementar para a aprovação do medicamento sem qualquer restrição" de venda. "Assim que a FDA receber a solicitação complementar, será aprovada rapidamente".

plan-b-one-step-levonorgestrelOs anticonceptivos baseados no levonorgestrel conhecidos como pílula do dia seguinte têm os mesmos princípios ativos que os anticoncepcionais comuns, mas em doses mais altas, que podem evitar a gravidez mesmo se ingeridos 72 horas após a relação sexual.

Em 2011, a secretária americana de Saúde Kathleen Sebelius determinou que jovens com menos de 17 anos precisavam de receita médica para comprar a "pílula do dia seguinte".

Veja o parecer do Departamento de Justiça Americano