medicamento amoxilina 2

 

A Anvisa registrou, em 2018, 827 medicamentos, produtos biológicos e insumos farmacêuticos ativos. Destes, 33 continham uma nova substância ativa que foi, pela primeira vez, autorizada no Brasil. Entre eles estão medicamentos destinados a crianças e ao tratamento de doenças raras.

Também foram concedidos 24 registros de medicamentos genéricos inéditos, além de quatro registros de produtos biossimilares, tornando esses medicamentos mais acessíveis devido à redução dos custos. Biossimilares são produtos biológicos produzidos a partir de um organismo vivo.

Estes e outros dados estão no infográfico divulgado pela Anvisa com os destaques de 2018 em relação ao registro de medicamentos.

Benefícios para a sociedade
A importância dos medicamentos novos está no valor terapêutico e nos benefícios que produzem para os pacientes e para a sociedade. Esses medicamentos podem melhorar significativamente o tratamento de doenças, ou seja, representam um ganho para a saúde pública.

Quando um medicamento é colocado no mercado, a Anvisa monitora, continuamente, a qualidade e a relação entre benefício e risco do medicamento nas condições de utilização autorizadas. O objetivo deste monitoramento é garantir à população o acesso a medicamentos com segurança e eficácia adequadas ao uso.