vonau flash biolab usp

 

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) reconheceu a inovação do medicamento antiemético Vonau Flash® (ondansetrona), indicado para vômitos e náuseas e de rápida dissolução, e manteve sua patente com a Biolab Farmacêutica e a Universidade de São Paulo (USP).

A decisão, divulgada nesta semana pelo Instituto, negou pedido de impugnação da patente feito pela Hypera S.A. de que o medicamento "não apresenta atividade inventiva” e reafirmou que Vonau Flash® é, de fato, um medicamento inovador. Vonau Flash® segue sob patente no Brasil até 2028.

Vonau Flash® é um caso de sucesso de parceria entre a iniciativa privada (Biolab) e o serviço público (Universidade de São Paulo). Medicamento exclusivo e líder no segmento de antieméticos, o produto tem como diferencial a capacidade de dissolução oral entre 15 e 20 segundos, com efeito rápido no organismo. Os estudos iniciaram-se em 2004 e a patente foi concedida em 13 de março de 2018.

Vonau Flash® é responsável por cerca de 90% dos royalties totais recebidos pela USP. Somente neste ano, a universidade receberá mais de R$ 4 milhões da Biolab.

 

 

Pesquisa e Inovação

A Biolab tem um legado de mais de 20 anos de aplicação da ciência para descobrir e desenvolver novas tecnologias, moléculas, medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares e produtos de saúde que ajudam a transformar vidas.

Para continuar esse sucesso na busca de novos produtos, temos duas unidades especializadas e dedicadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – (PD&I), sendo um Centro no Brasil e um no Canadá. Os profissionais estão envolvidos na geração de conhecimento e tecnologia, na busca permanente de melhorar o tratamento e a prevenção de doenças.

 

Sobre a BIOLAB

Indústria farmacêutica brasileira com presença internacional, a Biolab consolida sua trajetória com base no compromisso de oferecer saúde e qualidade de vida à população. Com mais de 3.200 colaboradores, é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e possui sólido compromisso com o desenvolvimento da ciência. Líder no mercado brasileiro de medicamentos sob prescrição médica na área de Cardiologia, também atua, com relevância, nas áreas de Ginecologia, Dermatologia, Pediatria, Sistema Nervoso Central, Angiologia, Ortopedia & Reumatologia e Dermocosméticos, além do mercado de Genéricos. A companhia conta com um dos centros de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) mais modernos do Brasil e é a primeira farmacêutica brasileira com um Centro de PD&I no exterior, localizado em Mississauga (Canadá). O desempenho crescente é resultado investimentos em inovação e parcerias. Mais informações: www.biolabfarma.com.br.