nubeqa darolutamida 

Aprovado novo medicamento para tipo raro de câncer: O produto é o Nubeqa, indicado para câncer de próstata não metastático resistente à castração (nmCRPC).

 

A Anvisa aprovou o registro do Nubeqa (darolutamida), novo medicamento indicado para o tratamento de câncer de próstata não metastático resistente à castração (nonmetastatic castration-resistant prostate cancer – nmCRPC), um tipo raro de neoplasia. O registro foi concedido à empresa Bayer S.A.

Com isso, a Anvisa é a segunda agência no mundo a aprovar o registro desse medicamento, apenas cinco meses após a aprovação do produto pela autoridade reguladora norte-americana (Food and Drug Administration¿– FDA).

O câncer de próstata é o quarto mais comum em todo o mundo, afetando 7,1% da população. Para o sexo masculino, é a segunda neoplasia mais frequente, atingindo 15% dos homens mundialmente. Especificamente no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino.

Essa neoplasia é caracterizada pelo crescimento da glândula prostática, que é parte do sistema genital masculino. A doença acomete primariamente a população idosa, correspondendo a 95% de todos os tumores de origem prostática classificados como adenocarcinoma (originário nas células glandulares).

 

Por: Ascom/Anvisa