conselho abimed

Entidade cria também um Conselho Fiscal e renova a Comissão de Ética

 

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) elegeu novos integrantes para o Conselho de Administração e a Comissão de Ética da associação para o biênio 2020-2021 e, pela primeira vez, contará também com um Conselho Fiscal, reforçando a Governança Corporativa da entidade.

A presidência do novo Conselho de Administração será ocupada por Walban Damasceno de Souza, Diretor de Unidade de Negócios da BD. Simone Agra, Gerente Geral para a América Latina da Edwards Lifesciences, será vice-presidente e a primeira mulher a ocupar este cargo na ABIMED.

O Conselho terá ainda como membros os diretores Adriano Caldas, CEO da Johnson&Johnson Medical Devices no Brasil; Armando Lopes, CEO da Siemens Healthineers no Brasil e responsável pela área de Diagnóstico por Imagem na América Latina; Bert Bender; presidente da B. Braun Brasil; Carlos Pinho, Gerente de Relações Públicas e Projetos Especiais na Fresenius Medical Care; Eduardo Verges, Gerente Geral da Boston Scientific; Fernando Guerra, Diretor de Unidade de Negócio na Stryker; Miguel Velandia, Vice-presidente Brasil da Medtronic; Patricia Frossard, Presidente da Phillips Brasil e responsável pela área Jurídica e de Compliance na América Latina; Roberto Alvarenga, Vice-presidente para a América Latina da Biotronik e, como suplente, Antonio Nasser, Presidente da Baxter Brasil.

A Comissão de Ética por sua vez, será composta pelos titulares Angelo Celso de Oliveira da Silva, da Johnson & Johnson; José Vinicius Garcia Eboli, da Roche Diagnóstica Brasil; Gabriela Ignotti Pellegrino, da Edwards Lifesciences, e pelos suplentes Fernando Ferraz Monte Bocchio, da Alcon Laboratórios do Brasil; José Genesi Junior, da Croma Pharma Produtos Médicos e Thiago José Vieira de Negreiros, da Galderma Brasil.

O Conselho Fiscal será representado por Cristina Saito, da Biotronik; Edilson Oliveira, da Fresenius Medical; Fábio Davanzo de Oliveira, da Elekta Medical Systems; Fernanda Guimarães, da Edwards Lifesciences; Paulo Pestana, da BD e Rodrigo de Almeida Lorenzo, da Siemens Healthineers.

Os membros dos novos Conselhos de Administração e do Fiscal, bem como a Comissão de Ética, assumem o cargo oficialmente a partir de 1º de janeiro de 2020.

 

Sobre Walban Damasceno de Souza

O advogado, com especialização em Direito Público Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mais de 25 anos de experiência em indústrias de produtos médicos e farmacêuticos. Atualmente é Diretor de Unidade de Negócios da Becton Dickinson – BD. Anteriormente, ocupou cargos na Bristol Myers Squibb, Takeda Pharma e Alcon Laboratórios do Brasil. Ativo militante na defesa setorial da saúde, ele também é Presidente do Conselho da ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde) e Diretor dos Conselhos da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e da CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial).

 

Sobre a ABIMED

A ABIMED representa 207 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. As empresas associadas da entidade respondem por 65% do faturamento do segmento médico-hospitalar no país. O setor de produtos para saúde tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, conta com mais de 13 mil empresas e gera em torno de 140 mil empregos.

Criada em 1996, a ABIMED coopera com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com autoridades da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios. A ABIMED também é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde e membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde.