PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Destak Jornal
Destak Jornal
27.Fev

Brasileiro prioriza preço na compra de medicamentos

custo remedio

 

Economizar parece ser palavra de ordem para o brasileiro. E não apenas em supermercados e lojas. A Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019, que entrevistou 4 mil pessoas em todo o país, revela que 64,95% acreditam comprar remédios em farmácias que praticam preços mais baixos que os concorrentes.

Mas o levantamento, realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) em parceria com o Instituto de Economia da Unicamp, também revelou outro dado interessante: 88,43% dos entrevistados admitiram que não pesquisaram preço antes da compra.

"Embora os clientes apontem o preço baixo como principal fator da escolha da farmácia, a pesquisa demonstrou que os mesmos não fazem comparação de preços a cada compra e que comparações realizadas no passado e a percepção é o que o leva o cliente a concluir que uma loja pratica preços competitivos", aponta Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

De acordo com a pesquisa, apenas 2,88% dos entrevistados afirmaram comparar preços antes da compra. A aposentada Jussara Siqueira Lopes, 69 anos, se enquadra minoria. Enfrentando problemas circulatórios e cardíacos, ela precisa tomar sete medicamentos diferentes.

"Eu gasto R$ 200 por mês com remédios. Se não pesquisasse, o preço poderia dobrar. É importante comparar, porque dinheiro nunca sobra", ensina.

 

Medicamentos Genéricos

Ainda que não faça pesquisa, o brasileiro observa o valor do produto. O preço motivou 54,38% das trocas (por de outras marcas ou por genéricos) dentro da farmácia. A falta do medicamento vem em segundo lugar, com 41,95%. Nesta questão, a pesquisa indica a força do genérico no mercado: 75,45% dos clientes o preferiram ao produto de marca.

 

Outros fatores

Ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, além do preço, os entrevistados ainda valorizaram localização (24,5%), estoque (6,25%), facilidade de estacionar (1,58%), possuir atendimento da Farmácia Popular (1,35%) e bom atendimento (0,88%).

"Por meio desse questionamento observamos que o brasileiro está muito mais preocupando com o bolso, mesmo em produtos básicos como medicamentos. Contudo, não é o dinheiro que fará com que ele deixe de consumir", analisa Tamascia.

A pesquisa também apontou que a maioria das pessoas que entrou nas farmácias, adquiriu aquilo que foi procurar ou pelo menos parcialmente. Apenas 3,13% não comprou o que pretendia, frente a 80,68% que comprou tudo que necessitava e outros 16,20% que fez aquisição parcial.

 

Fonte: Destak Jornal

 

Artigo anterior: Medicamento biológico Emgality ganha indicação para cefaleia em salvas episódica Medicamento biológico Emgality ganha indicação para cefaleia em salvas episódica Próximo artigo: Hypera fecha acordo para distribuir produtos da Glenmark no Brasil Hypera fecha acordo para distribuir produtos da Glenmark no Brasil

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    15.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos