tacrolimo

Tacrolimo monoidratado é referência no mercado e atua no alívio de sintomas da doença, caracterizada por lesões avermelhadas na pele e coceira

 

 

A U.SK Dermatology anuncia o lançamento da nova marca do tacrolimo monoidratado, registrado no Brasil com o nome comercial de Atobach®. O medicamento é indicado para o tratamento da dermatite atópica, caracterizada por lesões avermelhadas na pele. Ele age principalmente no alívio de sintomas e prevenção de surtos, para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória crônica e recorrente. Entre os principais sintomas estão: prurido (coceira), escoriação e pele espessa e rígida. De origem genética, pode se manifestar em qualquer fase da vida, mas cerca de 80% dos pacientes iniciam o quadro antes dos 6 anos de idade¹. Uma das formas de tratamento é o uso tópico do tacrolimo monoidratado, capaz de alterar a resposta imune anormal, característica da doença, e aliviar os sintomas.

A eficácia do medicamento é comprovada em estudos clínicos de curta e longa duração, que mostraram que, com a aplicação do fármaco, houve melhora de eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e prurido em 83,3% dos pacientes, após 3 semanas de uso. Em longo prazo, estudo prospectivo com seguimento de até 4 anos evidenciou eficácia no tratamento, principalmente no primeiro ano, mas também melhora progressiva nos anos seguintes 2-4. Deste modo, a molécula pode ser usada com segurança em uso prolongado, com aplicação em regiões da face, genitais, áreas próximas a mucosas e dobras 5-6.

"O tratamento da dermatite atópica pode restabelecer a qualidade de vida dos pacientes, ao permitir a melhora da autoestima, do sono, e a volta do bom rendimento escolar e no trabalho, por exemplo. E foi pensando nisso que optamos por ampliar nosso portfólio e investir em uma das grandes referências do mercado, para oferecer mais opções de cuidado a quem sofre com esta doença na pele", afirma Jéssica Mugnatto, gerente de produtos da U.SK Dermatology.

 

Referências: 

1. Weidinger S, Beck LA, Bieber T, Kabashima K, Irvine AD. Atopic dermatitis. Nat Rev Dis Primers. 2018;4(1):1.

2. Ruzicka T, Bieber T, Schöpf E, Rubins A, Dobozy A, Bos JD, et al. A short-term trial of tacrolimus ointment for atopic dermatitis. European Tacrolimus Multicenter Atopic Dermatitis Study Group. N Engl J Med. 1997;337(12):816-21.

3. Reitamo S, Rustin M, Harper J, Kalimo K, Rubins A, Cambazard F, et al. A 4-year follow-up study of atopic dermatitis therapy with 0.1% tacrolimus ointment in children and adult patients. Br J Dermatol. 2008;159(4):942-51.

4. Reitamo S, Wollenberg A, Schöpf E, Perrot JL, Marks R, Ruzicka T, et al. Safety and efficacy of 1 year of tacrolimus ointment monotherapy in adults with atopic dermatitis. The European Tacrolimus Ointment Study Group. Arch Dermatol. 2000;136(8):999-1006.

5. Cury Martins J, Martins C, Aoki V, Gois AF, Ishii HA, da Silva EM. Topical tacrolimus for atopic dermatitis. Cochrane Database Syst Rev. 2015;1:CD009864.

6. Breuer K 1 , Werfel T, Kapp A. Safety and efficacy of topical calcineurin inhibitors in the treatment of childhood atopic dermatites. Am J Clin Dermatol. 2005;6:65-77.

 

Sobre a U.Sk Dermatology: 

A U.Sk Dermatology é uma empresa 100% brasileira criada em 2015, que traz a ciência por trás da beleza. Com foco em inovação, ousadia e dinamismo, desenvolve produtos dermocosméticos de alta performance para toda a rotina de saúde e beleza, medicamentos, cosméticos, nutracêuticos para terapias dermatológicas e uma linha inovadora de procedimentos estéticos para uso médico em consultório. Todos os produtos da empresa são desenvolvidos em parceria com o laboratório italiano Monteresearch, por mais de sete décadas autoridade mundial no tratamento biomolecular do envelhecimento.