medicamento remedio

A empresa é pioneira do setor na abrangência e na forma de fornecer informações sobre a localização dos pedidos e aposta na transparência com clientes para alavancar os resultados

 

 

A Profarma Specialty, empresa do grupo AmerisourceBergen, líder mundial em medicamentos especiais, lança novo serviço pioneiro no segmento para o acompanhamento em tempo real das entregas, com alertas para os clientes ao longo das etapas de preparação e entrega de seus pedidos, funcionalidade para entregas das unidades de negócio Distribuição e Farmácia de Especialidades. A novidade faz parte dos planos de crescimento da companhia e tem como objetivo o aumento da transparência com os clientes durante o processo de deslocamento e entrega dos produtos.

"A inovação está no DNA da Profarma Specialty. Estamos sempre buscando um aperfeiçoamento dos nossos processos por meio de novas tecnologias ou adaptando seu uso. Neste caso em específico, adaptamos ao nosso segmento de medicamentos especiais um tipo de comunicação com clientes que oferecerá mais agilidade e informação, já muito utilizado por outros setores, como o varejo", destaca Patrick von Schaaffhausen, Vice-Presidente de Operações Comerciais.

O principal destaque da solução tecnológica é o impacto direto na melhora da percepção do nível de serviço das unidades de negócio. "Permitir que todos os clientes acompanhem a sua entrega traz visibilidade e segurança, aumentando o nível de confiabilidade no serviço da PFS", explica Erica Silva, Diretora da Unidade de Negócio Farmácia de Especialidades. 

Outra vantagem direta do investimento é o poder de negociação do setor comercial tanto de Distribuição quanto da Farmácia de Especialidades, pois a eficiência nas entregas reforça o comprometimento da companhia em ter assertividade na entrega. A maioria dos produtos comercializados hoje pela Profarma Specialty são destinados aos tratamentos de doenças crônicas ou complexas, o que torna a inovação ainda mais essencial para o negócio.

"Temos uma preocupação constante de termos uma relação transparente com todos os nossos clientes e parceiros comerciais. Lidamos com produtos de alto custo e para o comprador é extremamente importante ter a certeza de que seu pedido chegará em perfeitas condições e dentro do prazo", complementa Rodrigo Gomes, Diretor da unidade de negócios de Distribuição.

Esse histórico de oferecer rastreamento das entregas em tempo real e apostar em novas tecnologias começou em 2019 com o investimento em softwares de inteligência artificial, para a coleta dados de todos os produtos em rota, disponibilizando as informações para a equipe interna e também para as transportadoras e possibilitando a melhora dos processos.

 

Como funciona a tecnologia

O tracking em tempo real permitirá que todos os clientes (desde pessoas físicas até clínicas e hospitais) acompanhem o status da sua entrega. No caso do cliente final, os avisos chegarão em diversos momentos do processo por meio de SMS (mensagem de texto) e e-mail. Já as empresas terão um portal com acesso exclusivo para consulta em tempo real. Ao todo, serão quatro momentos de aviso para o cliente: Pedido Faturado, Pedido Coletado, Pedido em Transporte e Pedido Entregue. A tecnologia será utilizada em mais de 12 mil entregas por mês.