- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis

Boa parte dos associados Abradilan tem buscado a diversificação do mix de produtos justamente usando a penetração e a importância dos medicamentos genéricos na relação com o varejo, além de usarem isso como plataforma de ampliação
A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) tem muitos motivos para comemorar e enaltecer o Dia do Medicamento Genérico, que no Brasil completa 24 anos de mercado hoje (20/05), por meio da Lei 9.787.
Seguros, confiáveis e com preços de mercado mais baratos que os medicamentos de referência, os genéricos se consolidaram como alternativa de tratamento para milhares de brasileiros.
Os medicamentos genéricos fortalecem a economia brasileira, que passou a contar com uma indústria farmacêutica moderna, dinâmica e que gera emprego para milhares de pessoas. Eles já proporcionaram uma economia de mais de R$ 150 bilhões em gastos com medicamentos pela sociedade, sendo que é um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.
Os associados Abradilan possuem 45,3% de market share em unidades e 41,3% em valor*. "Isso por si só já dá a importância que o genérico tem para o negócio dos associados e a própria representatividade deles para o mercado", pontua o diretor executivo da Abradilan, Ivan Coimbra.
A construção deste potencial se dá desde o lançamento do primeiro genérico e da relação direta que os associados já tinham com as indústrias nacionais naquele momento. Os associados da Abradilan cresceram juntamente com o mercado, ajudando a capilarizar a distribuição em todo o território nacional, principalmente no varejo independente e nos locais mais distantes.
Os medicamentos genéricos são o principal foco de atuação da Abradilan justamente pelo que já representam do negócio. Porém, boa parte dos associados tem buscado a diversificação do mix de produtos justamente usando a penetração e a importância deles na relação com o varejo, além de usarem isso como plataforma de ampliar a presença.
"Quando olhamos para mercados mais maduros, percebemos que a penetração e a quantidade de moléculas disponíveis ainda são muito aquém do potencial do mercado brasileiro, tanto em reais quanto em unidades. O investimento das indústrias na pesquisa e na capacidade de produção pode trazer um novo incremento de participação do genérico no mercado farmacêutico, com novas moléculas sendo introduzidas, com sinergia total com a necessidade de se melhorar o acesso da população a tratamentos. Os associados da Abradilan certamente irão capturar este movimento como oportunidade de gerar mais negócios", revela Coimbra.
O executivo lembra ainda que a pandemia provocou um incremento importante na venda de genéricos, muitas moléculas foram usadas nas diversas tentativas de tratamento do Covid-19 pela medicina. Além disso, a insegurança da população levou a um movimento de compra preventivo de determinados produtos, gerando um incremento anormal na demanda, principalmente em antibióticos, analgésicos, antitérmicos, produtos para depressão e de saúde mental.
É importante lembrar que a rede de atendimento dos distribuidores da Abradilan é composta por mais de sete mil representantes comerciais que são muito bem preparados para orientar as drogarias sobre esses produtos e como eles podem ajudar nos negócios e o paciente.
*CPP de Market Share mercado distribuição. Fonte: IQVIA Março/2022.