- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Blau fecha parceria para desenvolver medicamentos biotecnológicos de alta complexidade
Blau fecha parceria com grupo JSR Life Sciences para desenvolver medicamentos biotecnológicos de alta complexidade
A Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3), uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, firmou contrato de longo prazo com a Similis Bio, uma empresa do grupo JSR Life Sciences (Ticker: JSCPY, na Bolsa de Tokio) para transferência de tecnologia e desenvolvimento de quatro MABs – anticorpos monoclonais biossimilares indicados para oncologia, inflamações em geral e hematologia.
A Similis Bio fornecerá transferência de tecnologia para a Blau, incluindo linhas de células, dados analíticos, metodologias e processos upstream e downstream. A Blau irá produzir os medicamentos localmente na sua planta de IFAs bioteconológicos, em Cotia, e não possui restrição territorial de venda. A intenção da Companhia é vender na América por conta própria, por meio de suas subsidiárias, e para outras regiões pretende fazer parcerias com organizações locais.
A Companhia estima que o investimento total no projeto possa superar USD 100 milhões nos próximos 10 anos, incluindo nesta estimativa, sem limitação, despesas internas com P&D, investimento em linhas de produção e os pagamentos a serem feitos pela Blau à Similis Bio no âmbito do Contrato a título de licenciamento, serviços de desenvolvimento e royalties de longo prazo. Esta estimativa está condicionada ao atingimento de metas operacionais e comerciais, bem como à curva de vendas dos medicamentos produzidos pela Blau com a tecnologia fornecida pela Similis Bio.
Essa parceria de longo prazo se iniciará com o desenvolvimento de quatro anticorpos monoclonais de última geração – que, de acordo com o IQVIA, estão entre as moléculas com maior mercado endereçável no mundo e, em conjunto, atualmente possuem TAM (Total Adressable Market - Mercado Endereçável Total) de mais de USD 42 bilhões, sendo BRL 4 bilhões no Brasil – demonstrando que a Companhia pode se beneficiar de um mercado robusto para estes produtos na próxima década. A parceria pode ser estendida para o desenvolvimento de novos produtos.
Segundo o CEO da Blau Farmacêutica, Marcelo Hahn, o lançamento desses medicamentos será um marco na história da companhia e do Brasil, que terá um fabricante nacional desenvolvendo e produzindo localmente IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) e medicamentos biossimilares. "Essa iniciativa dará à população mundial maior acesso a medicamentos avançados e reforça a posição da Blau em se tornar referência na produção de biossimilares na América Latina", destaca.
A Companhia continua investindo no desenvolvimento de novos IFAs e novos medicamentos de alta complexidade, além de continuar expandindo sua capacidade de produção, presença geográfica e sua relevância no setor de saúde.