- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Grupo DPSP fortalece investimento no digital e atinge novo marco de sucesso em seus resultados
Com investimentos e parcerias estratégicas, a segunda maior rede de drogarias do Brasil fortalece sua presença digital e alcança marco de 1 bilhão de reais em vendas online, impulsionando a jornada de transformação do varejo farmacêutico.
O Grupo DPSP, segunda maior rede varejista de drogarias no Brasil, está direcionando esforços para fortalecer sua presença no ambiente digital. A empresa, que engloba as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, tem registrado um crescimento significativo nas vendas online, ultrapassando a marca de 1 bilhão de reais em vendas pela internet. Atualmente, os canais digitais já representam 10% do faturamento total da companhia.
A transformação digital tem sido um desafio para o setor farmacêutico, que historicamente se baseia em interações presenciais nas farmácias. No entanto, o Grupo DPSP encontrou uma solução para superar essa barreira ao firmar uma parceria estratégica com a Adyen, empresa especializada em soluções de pagamento digital.
A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de digitalização, levando mais consumidores a adquirirem medicamentos online. A DPSP, ciente desse potencial de crescimento, agiu rapidamente e unificou seus e-commerces em uma única plataforma, em colaboração com a Adyen. Essa iniciativa permitiu ao grupo atender à demanda crescente e enfrentar os desafios relacionados a estoques, usabilidade dos canais de venda e experiência de pagamento e checkout.
"Em 2020, ganhamos escala no canal digital e enxergamos a necessidade de revisar todos os nossos parceiros para conseguirmos crescer com velocidade e qualidade necessária para o momento", afirma Leandro Rocha, gerente executivo de Canais Digitais do Grupo DPSP.
Além da parceria com a Adyen, o Grupo DPSP também tem investido em modernização de sistemas para aprimorar seus processos e serviços. Com um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a empresa está migrando suas aplicações para a computação em nuvem.
A DPSP contratou o suporte diferenciado da AWS Account Team e está sendo auxiliada pela consultoria Deloitte nessa jornada de migração para a nuvem. O processo começou em maio de 2022 e está previsto para ser concluído até o final de 2023, contemplando a migração de 51 aplicações em duas fases.
As melhorias já são visíveis, com a redução significativa no tempo de execução de tarefas. Tarefas que costumavam levar mais de uma hora agora são concluídas em apenas seis minutos, representando uma redução de 90% no tempo necessário.
Além disso, a DPSP está otimizando seus custos ao utilizar instâncias do tipo Spot em seus serviços de Elastic Kubernetes Services (EKS) no ambiente produtivo das aplicações. Isso resultou em uma redução de aproximadamente 70% em comparação ao modelo anterior de instâncias do tipo on-demand.
"A nossa busca pela excelência digital está em constante evolução, e a cada aplicação migrada avançamos um passo em direção à transformação completa. Por meio da tecnologia de nuvem, alcançamos uma eficiência impecável, com redução de custos e aprimoramento contínuo da experiência dos nossos clientes", ressalta Rogério Lelis, Gerente Cloud & Infra Estrutura do Grupo DPSP.
Com a expansão de sua operação online e o investimento em modernização de sistemas, o Grupo DPSP está se consolidando como um hub de saúde de referência no país, cuidando de toda a jornada de saúde da população. A empresa está empenhada em oferecer uma experiência digital cada vez melhor aos clientes, garantindo conveniência, qualidade e eficiência em suas operações comerciais.