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Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
26.Jun

Grupo Total: faturamento dobrado em 4 anos e alcança 1.4 bilhão anualmente

grupo total farmacia drogaria popular

Grupo Total descentraliza gestão e acelera crescimento orgânico. Projeto criado na pandemia consolida liderança da rede entre as farmácias associativistas

 

 

Uma iniciativa criada durante a pandemia foi determinante para mudar o patamar do Grupo Total . Em quatro anos, a companhia mais que dobrou seu faturamento bruto, chegando a R$ 148.319.732,19, um avanço de 116,4% que a tornou uma das 15 maiores redes de farmácias do país. Além disso, consolidou a liderança entre as empresas afiliadas à Febrafar, principal federação do varejo farmacêutico associativista.

Com faturamento de R$ 1,4 bilhão e evolução média anual acima de 20%, o Grupo Total administra as bandeiras Total e Total Popular respectivamente a primeira e a 14ª maior farmácia associativista do estado de São Paulo. Mas, no fim de 2019, o cenário era preocupante, com lojas distantes da performance e meta de vendas esperada. Foi o pontapé inicial para inspirar o Projeto Qualificar , concebido a partir de 2020.

"Nosso negócio preconiza a união de pontos de venda independentes em torno de uma só bandeira, mas sem tirar do negócio o proprietário da farmácia. Esse modelo impõe tempo e recursos extras para adaptar o estabelecimento à nossa cultura de gestão", admite Jair Beloube , conselheiro deliberativo da companhia e um dos responsáveis pelo projeto.

Passado um ano em elaboração, o Qualificar ganhou vida em 2021 com a definição de Júlio César Martins para a presidência executiva. Em paralelo, o grupo estruturou 13 departamentos que atuam como unidades de negócios independentes com foco nas áreas de marketing, RH, administrativa, financeira, comercial, governança, compliance , TI, sistemas, convênio, expansão, inteligência e ouvidoria.

Na visão de Beloube, cada empreendedor que se associa à Total tem demanda e dor específicas. A parte administrativa pode estar desempenhando bem, mas o marketing é precário, por exemplo. "Tratam-se de situações cuja resolução seria bem mais complexa e lenta com um colegiado de executivos. Mas, por meio de diretorias autônomas, trouxemos velocidade à gestão e tiramos qualquer amarra que poderia travar o crescimento", reforça Beloube.

 

Grupo vive rápida expansão orgânica e ensaia novos projetos

O projeto ajudou a dar fôlego ao avanço territorial da companhia, que converteu quase 100 farmácias em pouco mais de três anos um quarto desse total só neste primeiro trimestre. A cooperativa administrada pelo grupo quadruplicou de tamanho nesse período. 

Atualmente, a rede soma 567 drogarias em 295 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que atendem em torno de 23 milhões de clientes. No estado paulista, a capilaridade supera até mesmo a de grandes redes como Raia Drogasil e DPSP, com presença em aproximadamente 110 municípios.

"E até o fim do ano, estamos aptos a chegar a 650 unidades", endossa Beloube. Com a operação das farmácias mais bem azeitada a partir do Qualificar , novos projetos também já estão no radar.

Um deles envolve o desenvolvimento de marcas próprias e o outro será uma espécie de universidade corporativa para líderes e profissionais da linha de frente das farmácias. "Para liderar essas missões, teremos diretores específicos com experiência de mercado", finaliza.

 

 

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