PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
10.Jul

70% das farmácias de manipulação projetam crescimento em 2023

farmacia manipulacao

Inovação é o princípio ativo do mercado farmacêutico personalizado

 

 

O mercado farmacêutico personalizado está em plena expansão no Brasil. De acordo com a Pesquisa de Mercado e Opinião Consulfarma, mais de 70% das farmácias de manipulação projetam crescimento em 2023. As boas perspectivas para o setor são impulsionadas, especialmente, pela procura do consumidor por produtos estéticos, juntamente com itens que promovam longevidade.

Para crescer, o setor está cada vez mais atento às necessidades e ao estilo de vida do brasileiro. De acordo com o levantamento Consulfarma, realizado em parceria com D. Hoffmann Gestão e Inteligência de Negócios e Foco Estratégia, 61,5% das pessoas que consomem produtos das farmácias de manipulação buscam itens cosméticos. “Deste total, 29,2% estão interessados em longevidade e 9,4% procuram medicamentos”, observa Lucas Portilho, especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor científico do Congresso Consulfarma.

O comportamento do consumidor também é um indicativo para investimentos em inovações. Há pelo menos duas décadas era inimaginável encontrar nas farmácias personalizadas um produto que regenera a pele exposta à radiação da tela dos computadores, um cappuccino com função emagrecedora ou mesmo um filtro solar que protege os animais de estimação dos nocivos raios UVA e UVB. “Pois estes e muitos outros produtos hoje são realidade e demandam intensas e criteriosas pesquisas e alta tecnologia em suas formulações”, destaca.

Com finalidade estética, pró-age e como promotores de longevidade, alguns itens se destacam no mercado. “Há, por exemplo, um escudo antipoluição com ativos que protegem a pele contra oxidação e inflamação causada por poluentes, pelas luzes de celulares e computadores e também pela radiação eletromagnética gerada por ondas de Wi-Fi”, diz Portilho.

Outro grande lançamento, segundo o farmacêutico, é o sérum “pele de vidro” para rugas. De uso tópico, é composto de toxina botulínica nanoencapsulada que previne e reduz rugas, sem a necessidade de aplicação de injeções.

Contrariando o pressuposto de que chocolate provoca espinhas, gotas de chocolate foram formuladas para obter, justamente, o efeito contrário. “À medida que são ingeridas, essas gotas, que são muito saborosas, previnem acne e oleosidade excessiva da pele”, observa.

No beach tennis, os praticantes do esporte se beneficiam com o spray que evita que a areia grude nos cabelos.

Com o uso terapêutico crescente de produtos à base de Cannabis sativa para aplicação em diversas doenças, uma linha foi desenvolvida para facilitar a administração de canabidiol no tratamento de ansiedade. Na proposta de contribuir com os benefícios terapêuticos do canabidiol, goma, pirulito e shot sem açúcar e também um óleo de massagem de uso tópico auxiliam no relaxamento e na redução da dor.

“O mercado de farmácias personalizadas, que é um gerador substancial de empregos, tem muito ainda a conquistar no Brasil. E a inovação, sem dúvida, é o princípio ativo para crescer”, finaliza Lucas Portilho.

 

 

Artigo anterior: AbbVie e Ministério da Saúde assinam novo contrato para fornecimento de upadacitinibe no SUS AbbVie e Ministério da Saúde assinam novo contrato para fornecimento de upadacitinibe no SUS Próximo artigo: Representante das indústrias farmacêuticas assina manifesto em defesa da Reforma Tributária Representante das indústrias farmacêuticas assina manifesto em defesa da Reforma Tributária

Novos conteúdos

  • Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Blog 23.Out
  • Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Emprego 23.Out
  • Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 23.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos