- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Takeda e Lupa firmam parceria para combater a desinformação sobre a dengue
Com a missão de proporcionar uma saúde melhor a todos, a biofarmacêutica Takeda lança ação inédita para combater a desinformação sobre a dengue, por meio da parceria com a Lupa, plataforma especializada em fact-checking. O primeiro tema do projeto é sobre “As verdades e as mentiras sobre a dengue e o mosquito Aedes no Brasil”, disponível no site Conheça Dengue.
“Para a Takeda, o acesso à informação correta e de credibilidade é tão importante para a saúde e o bem-estar das pessoas quanto o acesso às inovações em saúde. Assim, a Lupa, irá checar notícias sobre dengue que possam conter desinformação, e contribuir com a disseminação e a ampliação da visibilidade de informações corretas sobre a doença e temas correlatos. Ao final, estamos compromissados com a sociedade brasileira na luta pela erradicação desta doença em nosso país e, sem dúvida, essa jornada passa pela informação adequada da sociedade”, detalha Rodrigo Martins de Oliveira, diretor executivo de Business Operations da Takeda no Brasil, também responsável pela Comunicação Corporativa.
A checagem de fatos é um método jornalístico no qual é possível certificar se a informação divulgada foi obtida de fontes confiáveis, avaliar se é verdadeira ou falsa, e se é sustentável ou não. Além disso, o princípio de toda agência de checagem de fatos é a independência editorial, garantindo apartidarismo e transparência dos conteúdos.
“Ou seja, a iniciativa é da Takeda, mas a Lupa tem total autonomia nas verificações e reportagens produzidas. Posicionamento alinhado aos nossos princípios e valores, consolidados em mais de 240 anos de trajetória em relação à conduta de nossas ações”, finaliza Oliveira.
O projeto envolve duas frentes: uma lista de verificações de notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a dengue e produção de reportagens relacionadas à doença.
“A sustentabilidade financeira é um desafio para a Lupa e sempre buscamos parceiros que estejam alinhados com a nossa missão de combate à desinformação e possam contribuir com a nossa diversificação de receita. Essa diversidade é fundamental para garantir a nossa independência editorial e a qualidade do que fazemos, que nos coloca em um papel de liderança neste mercado”, afirma a diretora-executiva da Lupa, Natália Leal.