PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Sindusfarma
Sindusfarma
18.Dez

Registro de biossimilares no Brasil cresce e se aproxima da Europa, diz Anvisa

 

O Brasil é o quarto mercado em número de medicamentos biossimilares aprovados no mundo, com um total de 51 produtos, e a expectativa da Anvisa é fechar 2023 na segunda colocação, atrás apenas da Europa. A informação foi dada pelo gerente-geral da GGBIO/Anvisa, Fabrício Carneiro, no 2º Workshop sobre Biológicos e Biossimilares, realizado por Anvisa, Sindusfarma e US Pharmacopeia no auditório da Agência, em Brasília, nos dias 12 e 13/12.

“São dados de junho, mas mostram que é um mercado em franco crescimento. Por isso, um dos nossos principais objetivos é cada vez mais regulamentar tais produtos no país, pois além de ampliar o acesso, expandiremos as oportunidades de mercado no exterior”, disse o gerente-geral da Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO/Anvisa).

O workshop reuniu especialistas nacionais e internacionais em palestras sobre aspectos regulatórios e tecnológicos, como certificação de BPF, controle de qualidade, ensaios biológicos etc.

O gerente-geral da GGBIO/Anvisa também discorreu sobre a Consulta Pública 1.206/2023, encerrada recentemente, que dispõe sobre um novo marco regulatório para produtos biossimilares no país. Fabrício Carneiro disse que a intercambialidade entre medicamentos biológicos e biossimilares não foi incluída na Consulta Pública. “É um ponto complexo e não há consenso e nem maturidade suficiente, inclusive no mercado internacional. Desta forma, a Anvisa precisará discutir o tema mais a fundo”, explicou Fabrício.

O gerente geral da US Pharmacopeia para a América Latina, Nilton Tojar, ressaltou a importância do encontro. “Este Workshop foi realizado emum momento muito oportuno em que a Anvisa busca um alinhamento e uma harmonização com outras entidades internacionais, a fim tornar mais célere o acesso dos medicamentos biológicos e biossimilares àqueles pacientes que mais precisam”, disse Nilton Tojar.

Na mesa de abertura do evento, a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, afirmou que é um desafio da Agência aumentar os registros de medicamentos biológicos e biossimilares no país. Segundo ela, estes produtos são globais e se faz necessária uma maior convergência com outros países.

 

Encontro da ciência

“Quando eu entrei na Anvisa, há 17 anos, esta era a área do futuro. E este futuro chegou. Desta forma, este Workshop é o encontro da ciência, de forma que tenhamos todas as estratégicas regulatórias que facilitem e atualizem os registros destes medicamentos, ampliando seu desenvolvimento e contribuindo para o acesso no Brasil. Um acesso igualitário, contribuindo para as soluções de saúde no país”, afirmou Meiruze.

A Diretora Técnico Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, seguiu a mesma linha de raciocínio ao destacar a importância do evento cujo conteúdo contemplou, além de regulamentação, os aspectos técnicos e metodológicos destes produtos.

“Temos uma regulamentação vigente no país e ela deve estar convergente com outras autoridades sanitárias. E, mesmo com possíveis ajustes, não podemos renunciar à eficácia destes produtos, a fim de ampliar o acesso à população brasileira com segurança e qualidade”, disse Rosana.

O 2º Workshop sobre Biológicos e Biossimilares contou ainda com apresentações técnicas, com a participação de indústrias que já atuam neste mercado, casos da Bionovis e Butantan.

 

Fonte: Sindusfarma

 

Artigo anterior: EMS investe 11,3 milhões para aumentar em 30% a capacidade de expedição de medicamentos para todo o Brasil EMS investe 11,3 milhões para aumentar em 30% a capacidade de expedição de medicamentos para todo o Brasil Próximo artigo: Prêmio Sindusfarma Qualidade 2024: inscrições abertas e novidades Prêmio Sindusfarma Qualidade 2024: inscrições abertas e novidades

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos