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Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
04.Mar

Germed reposiciona marca e mira se tornar 3ª maior farmacêutica de genéricos no Brasil

germed industria farmaceutica medicamento generico

Nova logomarca e embalagem refletem modernização e forte pilar estratégico de expansão da marca; projeção da companhia é faturar R$ 1,38 bi em 2024

 

 

A Germed – laboratório farmacêutico do Grupo NC – anuncia o reposicionamento de marca em um amplo movimento estratégico visando a evolução e expansão da empresa, que projeta se tornar a terceira maior farmacêutica no mercado de genéricos até 2028, tendo como um dos principais pilares, a ampliação do seu portfólio. Para a ação de rebranding, até o final do ano, estão sendo investidos R$ 3,5 milhões em campanha online, em materiais de merchandising e no projeto de desenvolvimento da nova logomarca, identidade visual e verbal com o objetivo de modernizar e tornar a marca mais jovem, leve e próxima, com fácil reconhecimento nos canais de venda.

A apresentação ao mercado, neste mês de fevereiro, da atual versão da logomarca – com o naming Germed ganhando um “g” extra estilizado e já sem o texto de apoio “genéricos” que era adotado até então - deve criar ainda mais conexão com os públicos com os quais a empresa se relaciona. A marca ficou mais simples, refletindo o estilo da companhia e a sua missão de “descomplicar o cuidado das pessoas com a saúde”. As embalagens, que também passaram por mudança e ganharam novo design para gerar destaque e diferenciação nas gôndolas e, ao mesmo tempo, facilitar a leitura e identificação do medicamento pelos consumidores, já começam a ganhar espaço nos pontos de vendas de todo o Brasil.

“O rebranding da Germed traduz de forma visual a nossa mudança de cultura e o nosso DNA de crescimento, desenvolvimento e cuidado. Queremos que a nova marca transmita ao mercado o nosso constante movimento de construção, ressignificação e evolução, tudo isso sem perder de vista a nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada”, explica Gustavo Possani, head de marketing da Germed. “Além disso, a retirada da assinatura genérico da logo é uma clara demonstração do quanto a nossa marca está madura e preparada para uma possível expansão da sua atuação em novos segmentos”, completa o executivo.

 

germed industria farmaceutica
Nova logomarca: naming Germed ganha um “g” extra estilizado e novos significados, deixando de trazer o texto de apoio “genéricos”

 

Novidades na embalagem

Como parte do projeto de reposicionamento, a empresa se debruçou na construção de embalagens com design também moderno e clean. Os novos modelos dos medicamentos isentos de prescrição médica trazem classe terapêutica e símbolo na cor do medicamento referência, passando ainda a contar com ilustrações que ajudam na identificação do tipo de produto pelo consumidor. “Essa maior facilidade em localizar informações representa o ‘descomplicar a saúde”, mote da campanha de rebranding”, reforça Possani.

 

germed industria farmaceutica medicamento generico

Esse é um modelo de nova embalagem Germed: contempla classe terapêutica (antigases, anti-inflamatório etc.), forma farmacêutica (cápsula, comprimido, gel etc.), símbolo na cor do referência, além de informação de bula e um ícone que auxilia o consumidor a identificar o medicamento.

 

“Além dessas modificações, a variação da cor da caixa também tem um motivo: determina, por exemplo, se o medicamento é tarjado (cor verde-escuro), isento de prescrição médica (branca) ou faz parte de uma linha de produtos para um público específico. É o caso da linha feminina, que tem o fundo das embalagens identificado pelo rosa e roxo.

“Toda essa mudança será um dos principais pilares estratégicos que ajudarão a sustentar o crescimento que a Germed busca nos próximos anos”, afirma Possani.

O projeto de rebranding foi concebido com a agência Marcas com Sal (antiga agência Monq). Além do desenvolvimento de materiais de merchandising e ações promocionais nos pontos de venda, ainda está prevista dentro da estratégia de comunicação uma campanha publicitária que será veiculada em mídias digitais a partir do 2º trimestre de 2024, sustentada por um plano robusto de mídia.

 

Germed em números

Dona do segundo maior portfólio de genéricos do país, com mais de 300 produtos, a Germed faturou R$ 1,16 bilhão em 2023 – 25% a mais que em 2022. Foram quase 117 milhões de unidades de caixas de medicamentos comercializadas – um aumento de 19% - no período. Para 2024, a previsão é faturar R$ 1,38 bilhão e crescer 19% na comparação com 2023. Com este valor, a empresa deverá alcançar a marca de 7% de market share este ano, um ganho de 2,56 p.p. em comparação a 2020. “Além da mudança de marca, estamos empenhados em nos diferenciar por meio de nosso portfólio, lançando grandes produtos que também nortearão o nosso crescimento daqui para a frente”, afirma Cauê Nascimento, diretor executivo de genéricos do Grupo NC.

Ainda de acordo com o diretor executivo de genéricos, a Germed aposta na estratégia “figital”. “A empresa está reforçando o atendimento comercial físico para regiões ainda não atendidas e seguirá também com a digitalização como pilar para crescer e como forma de ampliar presença em farmácias espalhadas por todo o país, levando seus produtos a um número maior de consumidores”.

 

Sobre a Germed

A Germed, pertencente ao Grupo NC, é o laboratório de medicamento genérico que mais cresceu no mercado brasileiro em 2022 considerando as dez maiores indústrias do setor, segundo dados da auditoria IQVIA. Possui uma linha completa de genéricos, cobrindo mais de 80% das classes terapêuticas. Alguns dos principais produtos fabricados e comercializados são Orlistate, Amoxicilina e Amoxicilina + Clavulanato, Valsartana e Losartana. Sempre oferecendo produtos que descomplicam o cuidado das pessoas com a saúde, a Germed acredita que é preciso marcar presença com qualidade, prontidão e disponibilidade. A marca é encontrada em mais de 77 mil farmácias (cerca de 84% do total) em todo o país. Além do território brasileiro, os produtos da Germed são exportados também para o exigente mercado europeu.

 

 

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