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- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
O conglomerado farmacêutico, que reúne as bandeiras Drogaria Total e Total Popular, somou um faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2023 e mira a casa do segundo bilhão já em 2025.
Com faturamento recorde em 2023, o Grupo Total solidificou sua presença entre as redes de farmácias bilionárias do país. O conglomerado registrou R$ 1,7 bilhão de receita. O avanço sobre o ano anterior foi de 19%, dez pontos percentuais acima da média do varejo farmacêutico nacional.
Os indicadores respaldam a meta da empresa de chegar à casa do segundo bilhão ainda em 2024. Por meio de 624 lojas das bandeiras Drogaria Total e Total Popular , o grupo já atua em mais de 310 cidades paulistas, de Minas Gerais e do Paraná. Mas é em São Paulo que reside o foco da expansão, com direito à chegada em 30 novos municípios do Estado no ano passado.
"Aceleramos o crescimento geográfico graças à conversão de 110 pontos de venda às nossas bandeiras. Mas registramos evolução consistente também nas chamadas lojas maduras, em operação há pelo menos dois anos e que cresceram 18%", celebra o presidente Julio Cesar Martins.
Grupo estuda expansão territorial do modelo associativista
Os resultados do Grupo Total ratificam o sucesso da implementação do modelo associativista, em especial no interior de São Paulo celeiro de pequenas e médias farmácias. Os resultados estimulam a varejista a lançar olhares para outras regiões.
O associativismo preconiza a prospecção de farmácias independentes interessadas em converter bandeira e se afiliar à rede. Mas diferentemente do sistema de franquias, o empreendedor continua à frente da operação.
Em contrapartida, a drogaria conta com suporte pleno em áreas como compliance e gestão comercial. Além disso, passa a ter uma central de compras única, o que facilita as negociações com distribuidoras de medicamentos e indústrias farmacêuticas. A companhia também disponibiliza um conjunto de ferramentas para profissionalizar sistemas e processos.
"Hoje temos 440 empreendedores associados. Unimos o conhecimento que eles detêm nas suas respectivas regiões com a nossa inteligência de mercado, o que acelera o processo de crescimento", explica Julio Cesar Martins.
Para este ano, o objetivo será incrementar atuação na Região Metropolitana de São Paulo, no litoral e em polos do interior como Campinas. "Vamos perseguir a meta de 100 novas lojas no território paulista, mas não descartamos crescer em mais estados ou mesmo assumir a operação de outras redes", completa.