- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
ACG marca presença na FCE Pharma com importantes lançamentos que contam com tecnologias exclusivas
A ACG, líder global em soluções para a indústria farmacêutica e nutracêutica, irá participar da FCE Pharma - Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica, trazendo uma série de novidades de todas as suas divisões: Cápsulas, Engineering (maquinário), Films & Foils (embalagens) e Vantage Nutrition. Os destaques serão as inovações em sustentabilidade, impressão em cápsulas veganas e novos equipamentos. O evento acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo.
“Estar mais uma vez na FCE Pharma é de enorme importância para nós. Além de mostrar nossos lançamentos de alta tecnologia, que são nosso diferencial, temos a oportunidade de fortalecer nosso networking, tendo contato com muitas pessoas das áreas nutracêutica e farmacêutica, para gerar negócios”, afirma Raphael Sideris, gerente geral de vendas & marketing para o Brasil e América Latina da ACG.
Novidades em embalagens sustentáveis
Uma das grandes novidades da ACG que poderá ser conferida de perto na FCE Pharma é a nova tecnologia de PVC biodegradável - Bio D. Esta inovação permite que uma vez que os filmes de PVC sejam submetidos às condições de um aterro sanitário, se decomponham em um período aproximado entre 5 e 10 anos, o que normalmente levaria cerca de 500 anos para acontecer. O material pode ser utilizado não somente na produção blisters da indústria farmacêutica, mas também em embalagens de forma geral e na indústria bancaria para fabricação de cartões de crédito.
A ACG entrega o PVC para as fábricas responsáveis pela geração do produto final no formato de bobinas de PVC para a produção dos blisters na indústria farmacêutica e de chapas de PVC para a produção de cartões bancários e outros tipos. Além de proporcionar sustentabilidade para as indústrias, o produto oferece uma excelente relação custo-benefício, na comparação com o PVC tradicional. O material acompanha a vida útil dos produtos ao qual está acoplado, nestes casos, os medicamentos e cartões de crédito. Apenas quando ele é descartado e chega aos aterros sanitários, é que o processo de decomposição começa. Outra vantagem é que ele possui um excelente desempenho de maquinas e, portanto, no processo industrial dos clientes ele se comporta de maneira igual ao produto tradicional.
A ACG também desenvolveu blisters de papel. Além de sustentáveis e compostáveis, eles oferecem um bom nível de proteção contra oxigênio e umidade. Essa, sem dúvida, deve ser uma das principais alternativas de embalagens a serem adotadas pela indústria farmacêutica. Outra opção são os filmes livres de halogênio, feitos sem vinil e totalmente recicláveis após o processamento. Já os filmes compostáveis oferecem uma excelente barreira contra umidade, aroma e oxigênio. Além de todas estas opções, a ACG criou ainda um filme revestido com barreira sustentável, laminado com a mesma proteção do PVdC, mas usando 50% menos revestimento e lâminas de alumínio para formação a frio sem halogênio, que são laminados recicláveis que oferecem propriedades de barreira equivalentes às do CFF.
“Estamos trabalhando ainda em tecnologias inovadoras para reduzir nossa pegada de carbono, como parte de nossa preocupação constante em atuar para diminuir nosso impacto e ajudar o meio ambiente. Isso é parte fundamental do nosso trabalho, investimos sempre em formas de reduzir nossa pegada. Nossa fábrica de Pouso Alegre, por exemplo, é destaque entre todas as unidades da ACG no mundo, com a reutilização de todos os resíduos sólidos, redução do consumo de energia, água e da emissão de gases”, exemplifica Sideris.
Inovação em cápsulas e impressão
A ACG irá levar para a FCE Pharma uma grande quantidade de novidades em cápsulas. A empresa inova mais uma vez ao lançar a exclusiva gravação de cápsulas veganas. “Até pouco tempo, havia cápsulas vegetais no mercado, mas a tecnologia de impressão não acompanhava essa evolução. Hoje, somos pioneiros na gravação em cápsulas veganas nas cores preta e marrom. Isso é essencial para as empresas que desejam inserir sua marca, o que agora pode ser feito com destaque, sem deixar de ser uma alternativa totalmente sem ingredientes de origem animal”, esclarece Raphael.
A empresa irá apresentar na feira as cápsulas de gelatina ACGcaps™ GI e as cápsulas 100% veganas ACGcaps™ HI. Desenvolvidas especificamente para uso com dispositivos de inalação de pó seco, garantem a dosagem precisa, a dispersão uniforme e o fornecimento eficiente ao sistema respiratório, aumentando a eficácia do medicamento e os resultados para o paciente. Elas são projetadas de maneira cuidadosa, para oferecer baixa retenção de pó e distribuição máxima de dose, com desempenho eficiente em perfuração, corte e abertura por torção, podendo ser utilizadas com uma ampla variedade de ingredientes farmacêuticos e de dispositivos de inalação, em um design que proporciona eficiência para as máquinas no processo de fabricação. As cápsulas atendem aos rigorosos requisitos regulamentares para limites microbiológicos.
A ACG levará ao evento também a ACGcaps™ H+, que é a primeira cápsula “Clean Label” do mundo com certificação independente, o que ignifica que ela foi testada de forma especializada e rigorosa pelo Clean Label Project e considerada livre de mais de 400 contaminantes e toxinas industriais e ambientais (incluindo metais pesados) e mais de 300 pesticidas, plastificantes e outros produtos químicos indesejados, mas comumente utilizados. Ela é totalmente vegetal, fabricada com a tecnologia de termogelação que utiliza apenas água e celulose, sem agentes gelificantes. Versátil, a ACGcaps™ H+ pode ser envasada com pós, pellets, grânulos e líquidos, ou combinações destas alternativas, atendendo aos requisitos de dissolução, independentemente do pH ou da força iônica, com estabilidade térmica superior no armazenamento, sem problemas de reticulação, baixa umidade inerente e indo de encontro a todos os requisitos de produtos farmacêuticos.
As cápsulas ACGcaps™ TSafe são mais uma inovação apresentada na FCE Pharma. Esta tecnologia permite criar cápsulas opacas e completamente limpas por meio dos opacificadores da ACG sem TiO2. Elas também podem ser pigmentadas com uma variedade de cores. Em se tratando de tonalidades, outro destaque são os pigmentos ACGcaps™ NTone, que permitem desenvolver cápsulas 100% naturais e brilhantemente coloridas, por meio do uso de corantes totalmente naturais, que evitam o surgimento de alergias.
Equipamentos de alto desempenho
A ACG irá exibir na FCE Pharma a máquina AF25T. Como parte da série AF, este equipamento realiza o envase de cápsulas de forma totalmente automática, tendo capacidade de produção que varia de 6.000 a 200.000 cápsulas por hora. Todas as máquinas da série são adequadas para cápsulas de tamanhos #000 a 5, usando a tecnologia de compactação. Além disso, o princípio preciso de dosagem do tarugo garante alta precisão de envase. Essas máquinas versáteis permitem várias combinações de dosagem, como pós, pellets, comprimidos, microcomprimidos, cápsulas moles e envase de cápsula em cápsula. Todos os modelos da série contam com a tecnologia ACG Smart Connected e podem se integrar sem falhas ao ACCURA, o controlador de peso de cápsulas da ACG.
A companhia também irá expor a Quest FB. Esta máquina possui sistema versátil de granulação em escala de P&D com resistência a choques de pressão de 12 bar, o que significa que ela estabelece novos padrões de segurança. O equipamento oferece ainda um sistema de laboratório de máxima eficácia, que realiza secagem, granulação e revestimento de pellets por sistema Wurster em um único recipiente. O sistema de granulação é acompanhado por quatro posições de processo para acomodar tamanhos de lote e produtos variados. Outros recursos incluem troca de filtro sem poeira, posicionamento de processo deslizantes para dentro e para fora e design plug-and-play.
A ACG oferece soluções completas para os mercados farmacêutico e nutracêutico, atendendo as necessidades do setor em cápsulas duras, materiais de embalagem de barreira, maquinário de fabricação de produtos farmacêuticos e soluções de rastreabilidade totalmente integradas. Presente em 138 países e tendo hoje 5.000 funcionários, a companhia chegou ao Brasil há 20 anos, tendo sido fundada em 1964 na Índia, pelos irmãos Ajit e Jasjit Singh. Hoje, a companhia está nas mãos de Karan Singh, filho de Ajit, que segue com o princípio de sempre “fazer melhor”, desafiando as outras companhias do mercado de suprimentos farmacêuticos.