PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Saúde
By Fábio Reis
Fábio Reis
31.Ago

FDA aprova comercialização de primeira terapia genética contra câncer

terapia genética

Os Estados Unidos aprovaram a primeira terapia genética de uso comercial do país para o tratamento de câncer. A FDA, agência que regulamenta o uso de medicamentos, deu sinal verde para a aplicação de um tratamento que demonstrou ser eficiente em pacientes com leucemia e prognóstico ruim. Os pacientes que podem se beneficiar com a técnica são crianças ou jovens de até 25 anos com leucemia linfoide aguda que não reagem aos tratamentos normais. Em um teste realizado em 12 países, 83% dos participantes viram sua doença perder intensidade. Um ano depois, dois terços estavam livres do câncer.

O tratamento, desenvolvido pela Novartis e batizado de Kymriah, baseia-se na técnica CART. A terapia começa com a extração de linfócitos do paciente, os quais serão depois levados a um laboratório da empresa farmacêutica. Ali, com o uso de vírus da aids mutilados, os linfócitos são alterados geneticamente a fim de melhorá-los e transmitir-lhes capacidade para atacar as células tumorais que normalmente escapariam de sua ação. Por fim, essas células imunes aperfeiçoadas são injetadas na expectativa de que realizem o seu trabalho.

Esse tipo de glóbulo branco melhorado já provocou efeitos colaterais graves no passado. A morte de cinco pacientes por inflamação do cérebro levou a empresa Juno Therapeutics, dos EUA, a suspender um teste que utilizava uma técnica semelhante. A Novartis não registrou esse tipo de problema em seus testes.

Segundo o jornal The Washington Post publicou há algumas semanas, embora a Novartis não tenha revelado os custos de sua terapia contra a leucemia, os analistas estimam que a injeção única custará entre 250.000 euros e 500.000 euros (925.000 reais e 1,8 milhão de reais). A empresa afirma que irá trabalhar no sentido de fazer com que o preço do medicamento “se baseie nos resultados clínicos atingidos, que eliminariam as deficiências do sistema e saúde”. Ela estaria fazendo uma negociação para que o tratamento só seja pago quando os pacientes reagirem em até um mês desde a sua aplicação.

A aprovação é um novo passo que aproxima mais a terapia genética da prática médica comum. A ideia vem sendo testada há mais de duas décadas, mas parece que finalmente começam a ser superadas as dificuldades técnicas para encontrar os vírus apropriados para promover as alterações genéticas nas células humanas sem causar efeitos colaterais muito graves. No começo deste século, o uso de retrovírus como vetores para os novos genes provocou vários casos de leucemia. Com as novas técnicas, que usam lentivirus, a segurança é muito maior.

https://globenewswire.com/news-release/2017/08/30/1104337/0/en/Novartis-receives-first-ever-FDA-approval-for-a-CAR-T-cell-therapy-Kymriah-TM-CTL019-for-children-and-young-adults-with-B-cell-ALL-that-is-refractory-or-has-relapsed-at-least-twice.html

Fonte: El País.

Artigo anterior: Ministério da Saúde estuda tirar insulina do Farmácia Popular Ministério da Saúde estuda tirar insulina do Farmácia Popular Próximo artigo: Publica nova lista de medicamentos essenciais para o SUS Publica nova lista de medicamentos essenciais para o SUS

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos