fenafar farmaceuticos

Participantes reuniram-se para identificar os resultados do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica com as propostas aprovadas na 16ª Conferência e definir os encaminhamentos para o Plano Nacional de Saúde e Planoplurianual

 

Farmacêuticos, estudantes, acadêmicos e representantes sindicais reuniram-se nesta terça-feira (27/08) para participar do painel Desdobramentos da 16ª Conferência Nacional de Saúde sobre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica. O encontro foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, para definir também os encaminhamentos para o Plano Nacional de Saúde (PNS) e o Planoplurianual (PPA).

O painel foi realizado pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e Escola Nacional dos Farmacêuticos, com o apoio da Fiocruz. O objetivo foi identificar as recomendações que resultaram do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (SNCTAF), realizado em dezembro de 2018, com as 329 propostas aprovadas na 16ª Conferência.

“Esse painel dará sequência a um ciclo de debates e um processo muito rico de construções coletivas, que destaca a lógica da gestão participativa”, avalia o ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e presidente da Fenafar, Ronald dos Santos.

“Temos a oportunidade de fazer uma reflexão sobre todo o processo para a construção da 16ª e agora analisar os resultados da conferência”, afirma a coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

Segundo levantamento realizado pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e pela Fenafar, cerca de 10% das propostas aprovadas na 16ª Conferência referem-se à Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica.

Para o presidente do CNS, Fernando Pigatto, a iniciativa é muito importante e marca o início do processo de debates das estratégias das deliberações da 16ª Conferência. “Agora inicia-se um processo transparente de discussões, a partir da vontade popular expressa em todas as conferências, para encaminhar os desdobramentos da etapa nacional. Essa continuidade dará elementos fundamentais para o SUS e faz parte das ações estratégicas do CNS, compondo os planos de trabalho das comissões intersetoriais e suas instancias”, afirma Pigatto.

A pauta com as propostas sobre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica será levada também aos parlamentares, para subsidiar diferentes debates sobre as demais políticas que o Congresso deve elaborar nos próximos anos. Nesta quarta-feira (28/08), a Câmara dos Deputados recebeu o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica.

 

8º simpósio Nacional de Ciência Tecnologia e Assistência Farmacêutica

O 8º simpósio (SNCTAF) aconteceu na Fiocruz do Rio de Janeiro, de 10 a 12 de dezembro de 2018, onde os participantes apresentaram a Carta do Rio de Janeiro, com as discussões ocorridas nas dez etapas que precederam o evento. O ciclo de eventos foram realizados em todas as regiões do país e contou com mais de 600 participantes, representando os mais variados setores da sociedade brasileira.

A carta foi composta pelas dez propostas eleitas como prioritárias, com o objetivo de subsidiar os debates das conferências livres, estaduais e municipais da 16ª Conferência.

“Nesse processo, tivemos como referência, sempre, a nossa Constituição o complexo econômico industrial de saúde e a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde, patrimônio do Brasil e da população brasileira”, afirma o  chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz) Jorge Bermudez.

 

Confira as propostas que compõem a Carta do Rio de Janeiro

 

Fonte: Ascom CNS