venda medicamento feira

 

No inicio de setembro, os agentes da Divisão de Controle de Drogas e Medicamentos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), realizaram fiscalizações nas feiras do Guamá e da Terra Firme, com o objetivo de orientar e sensibilizar os comerciantes e usuários sobre a venda irregular de medicamentos.

Na feira do Guamá, cerca de 20 pontos de venda foram fiscalizados e, na feira da Terra Firme, aproximadamente, oito estabelecimentos. “Esta foi uma ação educativa, entretanto, foram encontradas irregularidades, e houve a necessidade da apreensão de produtos”, disse o chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos, Renato Cavalcante.

Foram apreendidos antibióticos, produtos sem registro pelo Ministério da Saúde, produtos vencidos, adulterados, fracionados e sem condições de uso. A destinação final será a incineração desses medicamentos.

Para Cavalcante, a ação foi muito positiva. “Foram retirados de circulação medicamentos que não deveriam ser comercializados e que a população os utiliza sem a orientação profissional de um farmacêutico, podendo acarretar sérios danos à saúde e causar, até mesmo, a morte”, enfatizou.

Integrado - A ação contou ainda com apoio da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos (DVSA), da Divisão de Vigilância Sanitária de Engenharia (DVSE) e da Divisão de Vigilância Sanitária de Condições do Exercício Profissional (DVSCEP).

“As divisões atuam juntas para a execução de um trabalho realmente integrado. Nesta ação, por exemplo, orientamos comerciantes quanto aos alimentos mal acondicionados, polpas de frutas sem refrigeração adequada, carnes expostas ao calor, dentre outras irregularidades”, ressaltou a chefe da Divisão de Condições do Exercício Profissional, Etelvina Fonseca.

Os comerciantes foram orientados também quanto ao destino e acondicionamento adequado dos resíduos sólidos gerados. “Os servidores do município fazem a sua parte com a limpeza e retirada do lixo, mas contamos também com o apoio da população”, acrescentou Etelvina.

O Devisa fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na avenida Governador José Malcher, 2821. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Por Agência Belém