PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Saúde
By Fiocruz
Fiocruz
22.Out

Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde ampliará produção nacional de vacinas e biofármacos

 complexo industrial de biootecnologia em saude

 

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) foi criado em 1976 para fortalecer a produção de vacinas e atender prioritariamente às demandas de saúde pública, especialmente do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS). Posteriormente, outras linhas de produtos foram incluídas no portfólio, como os biofármacos e kits para diagnóstico, aumentando o protagonismo da unidade nos programas de saúde do Estado.

Com o aumento da população, inclusão de novos produtos na carteira, surgimento de novas tecnologias na indústria farmacêutica e aumento na demanda pelo MS, Bio-Manguinhos investe continuamente na sua cadeia de inovação, desenvolvimento tecnológico e na produção de imunobiológicos. E justamente para aumentar a capacidade produtiva, e também o acesso da população a medicamentos de alta qualidade, o Instituto vem ampliando sua infraestrutura. O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), que está sendo construído num terreno de 580 mil m2 no Distrito Industrial de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro, é a maior prova disso. Com custo total estimado em R$ 3,4 bilhões, é hoje o projeto do Ministério da Saúde de maior porte financeiro.

O empreendimento possibilitará quadruplicar a capacidade de processamento final de vacinas e biofármacos. Isso significa ampliar significativamente o fornecimento de produtos vitais e de alta qualidade ao sistema público de saúde, garantindo a manutenção dos programas do governo federal. Além de abastecer o mercado interno, será possível suprir as necessidades de órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Unicef. Atualmente, apenas a produção excedente é exportada, devido à priorização do mercado nacional e pela limitação produtiva das instalações atuais, no campus de Manguinhos da Fiocruz. Com a nova planta, as exportações poderão ser ampliadas, contribuindo para diminuir o déficit na balança comercial de vacinas do país. 

“As vantagens desse projeto vão muito além em termos de benefícios para o país. O Brasil poderá ser mais competitivo no setor de biotecnologia, aproveitando a moderna infraes¬trutura que teremos à disposição, a partir da inauguração do Complexo. Parcerias para o desenvolvimento tecnológico também poderão ser alavancadas, permitindo absorver novas tecnologias. Além disso, o projeto do empreendimento é flexível e prevê expansões futuras”, explica o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

O empreendimento pretende ser o maior centro de processamento de produtos biotecnológicos da América Latina, com 334 mil m2 de área construída. Para isso, além de toda a tecnologia de ponta empregada, serão erguidos prédios de armazenamento de produto acabado, de rotulagem e embalagem, de garantia e controle da qualidade, de administração, central de utilidades e unidades de apoio. “Com essas novas instalações e equipamentos, teremos maior segurança operacional e menor custo de produção”, explica o gerente do projeto, Artur Roberto Couto. “Teremos condições também de aumentar a competitividade do Brasil no setor de biotecnologia, e com isso o governo reduzir a importação”, avalia o gerente. 

Atualmente, o terreno está recebendo os blocos e cintas das primeiras edificações. Esta será a última etapa com aporte financeiro do governo. Isso porque haverá uma licitação pública para investidores, o que viabilizará o término das obras. “O projeto tem viabilidade econômica, sustentada pela sua própria estrutura de negócios. Iremos adotar a modalidade built to suit para financiar a construção. Por esse modelo, o financiamento poderá ser privado (ou misto), pago na forma de aluguel durante um determinado tempo”, explica Couto.

A previsão é que as operações comecem em 2023. A partir de então, uma nova parte da história de Bio-Manguinhos será escrita, o que significará maior quantidade fornecida de produtos; fornecimento de outros novos, possibilidade de exportação (ou aumento dessa quantidade); e incorporação de novas tecnologias tecnologia em suas diferentes fases. O Cibs vai muito além da construção de um empreendimento moderno. É a materialização do futuro. 

 

Por: Rodrigo Costa Pereira (Bio-Manguinhos/Fiocruz) 
Foto: Bio-Manguinhos

 

 

Artigo anterior: OPAS divulga redução de preços de medicamentos para hepatite C OPAS divulga redução de preços de medicamentos para hepatite C Próximo artigo: Pacientes com hidradenite supurativa têm acesso ao Humira (adalimumabe) pelo SUS Pacientes com hidradenite supurativa têm acesso ao Humira (adalimumabe) pelo SUS

Novos conteúdos

  • Rimini Street e ServiceNow fazem parceria com Apsen Farmacêutica para oferecer visão de próxima geração em automação de fluxo de trabalho
    Rimini Street e ServiceNow fazem parceria com Apsen Farmacêutica para oferecer visão de próxima geração em automação de fluxo de trabalho
    Mercado Farmacêutico 22.Mai
  • Sociedade Brasileira de Diabetes combate notícias falsas
    Sociedade Brasileira de Diabetes combate notícias falsas
    Saúde 22.Mai
  • O futuro da saúde e os nutracêuticos: como a transformação no processamento de ingredientes está moldando o setor
    O futuro da saúde e os nutracêuticos: como a transformação no processamento de ingredientes está moldando o setor
    Mercado Farmacêutico 22.Mai
  • Anvisa aprova primeiro tratamento para Ataxia de Friedreich (AF), doença neurológica rara, debilitante, descrita há mais de 162 anos
    Anvisa aprova primeiro tratamento para Ataxia de Friedreich (AF), doença neurológica rara, debilitante, descrita há mais de 162 anos
    Mercado Farmacêutico 19.Mai
  • Pfizer investe mais de 524 milhões de dólares em Pesquisa Clínica na América Latina
    Pfizer investe mais de 524 milhões de dólares em Pesquisa Clínica na América Latina
    Mercado Farmacêutico 19.Mai
  • Desafios no transporte de medicamentos refrigerados como o Mounjaro
    Desafios no transporte de medicamentos refrigerados como o Mounjaro
    Blog 19.Mai
  • Laboratório Teuto transforma carreiras e fortalece relações humanas com projeto inovador
    Laboratório Teuto transforma carreiras e fortalece relações humanas com projeto inovador
    Carreira Farmacêutica 19.Mai

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos