gripe aviaria h5n6 

Gripe Aviária: vírus do H5N6 foi identificado nas Filipinas, a Alemanha registrou caso do H5N8, os EUA registrou casos do H7N3
(Imagem: Arquivo agency Xinhua)

 

O Departamento de Agricultura das Filipinas confirmou a detecção da gripe aviária H5N6 HPAI (influenza aviária de alta patogenicidade), um subtipo do vírus da gripe A, em Nueva Ecija.

O secretário de Agricultura das Filipinas, William Dar, comunicou que gripe aviária H5N6 foi detectada em uma fazenda de codornas. Os testes para influenza aviária foram realizados em 13 de março, depois que 1500 das 15000 codornas morreram, as amostras de 30 codornas vivas da fazenda também apresentaram resultados positivos para a doença.

Todas as 15 mil codornas foram abatidas para controlar e conter a propagação da gripe aviária.

 

Possível transmissão humana

A gripe aviária H5N6 é uma doença de aves de capoeira que pode afetar seres humanos através de secreções respiratórias ou materiais fecais

A Organização Mundial da Saúde disse que não recebeu relatos de novos casos de infecção humana por H5N6 entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro de 2020. Em uma atualização de 7 de fevereiro, a OMS informou que desde 2014 foram registrados apenas 24 casos confirmados em laboratório de infecção humana por H5N6, incluindo sete mortes.

"Sempre que os vírus da gripe aviária circulam em aves, há risco de infecção esporádica e casos humanos devido à exposição as aves infectadas ou ambientes contaminados", acrescentou o relatório da OMS.

Os sintomas são semelhantes à gripe humana comum, que inclui tosse, resfriado, febre e falta de apetite, entre outros

Em fevereiro o Ministério da Agricultura da China disse que a cepa H5N6 altamente patogênica da gripe aviária foi encontrada em uma fazenda de aves na província de Sichuan, no sudoeste causando a morte de 1.840 aves na fazenda de um total de 2.497, por segurança o restante das aves foram abatidas.

 

Alemanha registra caso de H5N8

Uma fazenda de frangos na Saxônia, localizada na Alemanha, registrou casos da gripe aviária subtipo H5N8 que é menos cociva. As autoridades determinaram que todas as aves fossem abatidas e foi estabelecida uma área de quarentena de segurança ao redor.

Embora o H5N8 seja considerado um dos subtipos menos patogênicos para os seres humanos, ele está começando a se tornar mais patogênico.

Os sintomas do vírus H5N8 são em sua maioria respiratórios, incluindo febre, calafrios, dor de cabeça, tosse e fraqueza. Conjuntivite também é associada ao vírus.

 

EUA registra caso de H7N3

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) comunicou que foi identificada em 3 fazendas no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, um foco de gripe aviária H7N3 que atingiu mais de 90 mil perus.

“O Serviço de Inspeção de Saúde Animal do USDA (APHIS) e o Departamento de Agricultura da Carolina do Norte estão conduzindo uma investigação epidemiológica abrangente e implementaram vigilância e testes aprimorados relacionados a esse achado. Cinco instalações comerciais adicionais de aves foram colocadas em quarentena e amostradas para o vírus da influenza aviária. Os resultados estão pendentes”, diz o relatório da OIE.

 

 

Texto por Fábio Reis para PFARMA

* A reprodução é permitida, desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br