- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis

"Retrato: O Brasil que depende de Insulina": operadora de telemarketing
Acostumada a lidar com pessoas, não foi difícil para a operadora de telemarketing Cristiane Souza se tornar muito ativa nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens relacionados à diabetes. Administradora de quatro grupos de mensagens, ela já passou por muitas situações difíceis com a doença e teve três episódios de cegueira temporária e, por isso, que a levaram a ajudar outras pessoas a buscarem informação e tratamento adequado. A história dessa jovem paulistana, de 39 anos, residente no Bairro de Jordanópolis, na Zona Sul da Capital paulista será contata pelo jornalista Tom Bueno no terceiro episódio, exibido no dia 21 de novembro, do webdoc "Retrato: O Brasil que depende de Insulina". A matéria poderá ser vista no canal Um Diabético no Youtube.
Cristiane, que descobriu a diabetes durante a gravidez, aos quatro meses, repassa doações, arrecada para outras pessoas, faz ponte entre pessoas que tem e que precisam de insulinas e insumos. "Nesse mundo a gente tem que enfrentar todo mundo para conseguir um direito que é seu. Por conta disso, eu criei quatro grupos e estou fazendo um trabalho que acho que o estado deveria estar fazendo", afirma. Além disso, ela demora de 3 a 4 horas no transporte público para sair do extremo sul, onde mora, até as unidades de saúde no Bom Retiro e no Belenzinho, onde busca insulina e insumos.
"A Cristiane é uma batalhadora. Além do cuidado com ela mesma, ainda se dedica a ajudar outras pessoas com importantes informações e ações. E que tem como maior sonho agora conseguir uma bomba de insulina Por isso, ressaltamos que o melhor remédio é a informação, que ajudará no tratamento e na melhora da qualidade de vida das pessoas. Vale a pena conhecer mais de sua incrível história no webdoc", destaca Tom Bueno, convive comdiabetes 1, que deixou a televisão para se dedicar ao projeto sobre a doença.
"Retrato: O Brasil que depende de Insulina"
A primeira temporada da webdoc "Retrato: O Brasil que depende de Insulina" vem de encontro com a comemoração dos 100 anos da descoberta da Insulina. A serie propõe um olhar mais de perto, às diferentes formas de acesso à medicação disponíveis nas 5 regiões do Brasil. Dividido em 7 episódios, a webdoc traz exemplos de pessoas que precisam conviver com diferentes realidades e o quanto o uso da Insulina é determinante para a qualidade de vida de alguém que depende dela. Promete trazer inovação e mostrar que é completamente possível fazer um conteúdo de qualidade, captando as imagens com celular.
Episódios:
1. Aldeia indígena – Campinápolis- MT
2. Josefa e Emerson – São Julião – PI
3. Cristiane – SP
4. Lorena Washington – Rio de Janeiro
5. Rafael Cony – Porto Alegre – RS
6. Seres Domingues – Marabá – PA
7. Ricardo – Campinas – SP