PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Saúde
By CFF
CFF
13.Fev

CFF alerta sobre cigarro eletrônico/vaper com vitamina

cff conselho federal de farmacia

Vaper vitaminado? Produtos vendidos como suplementos na internet podem ser uma cilada. Cigarros eletrônicos de qualquer tipo podem ser prejudiciais à saúde e são proibidos no Brasil.

 

 

Pode ser que, ao olhar o feed de sua rede social, você já tenha se deparado com a propaganda onde uma mulher está fazendo exercícios em uma academia ao mesmo tempo em que segura um cigarro eletrônico e solta fumaça no ar dizendo que se trata de um produto que melhora o desempenho do corpo para a realização de atividade física por conter algum complexo vitamínico. Porém, qualquer tipo de vaporizador, como são chamados estes cigarros eletrônicos, mesmo que não possuam tabaco ou nicotina, é proibido no Brasil e pode oferecer riscos à saúde. Quem explica é o integrante do Grupo de Trabalho sobre Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia, o Dr. Leandro Medeiros. "Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), dentre outros. Desde 2009, a partir da Resolução de Diretoria Colegiada nº 46, são proibidos no Brasil a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar", afirma.

Sobre o produto relacionado à atletas e à academias, o especialista ainda é mais enfático em dizer que não há nenhuma evidência científica de que usar nutrientes, compostos bioativos e extratos de plantas, por via inalatória e com esse tipo de tecnologia, permita absorção do sistema respiratório para o sistema circulatório. "Além do que, mesmo que houvesse certeza de que essas substâncias são absorvidas dessa maneira, não há evidências científicas de que isso leve a um aumento da disposição física e mental, bem como da performance no exercício, que é o benefício alegado do produto".

Leandro Medeiros disse que, diferente do retratado na propaganda on-line, o produto nem pode ser considerado suplemento alimentar. "Suplementos alimentares são produtos regulamentados pela Anvisa, a partir da RDC 243/2018, os quais são utilizados para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados. Há aí uma clara intenção de confundir o consumidor final".

A propaganda também afirma que o consumo deste tipo de dispositivo eletrônico para fumar não oferece danos à saúde, porque não tem adição de nicotina. "Mas não sabemos dizer se há ou não, já que não há regras para fabricação, tampouco registro junto à Anvisa". Esses dispositivos eletrônicos são proibidos no Brasil, devido ao princípio da precaução, já que tratam-se de produtos que emitem partículas sólidas para o sistema respiratório, o que pode provocar, em tese, lesões nos órgãos que compõem o sistema respiratório inferior. "Assim, como o teor de nicotina desconhecido, é também desconhecida a proporção de glicerina vegetal e propilenoglicol (líquidos que compõem esses dispositivos). Dessa forma é difícil prever os efeitos à saúde, incluindo efeitos nos pulmões e no coração", explica o farmacêutico.

 

Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)

Os DEFs foram introduzidos pela primeira vez no mercado no início dos anos 2000, com sua popularidade aumentando drasticamente, resultando em um aumento exponencial no uso e na participação e no valor de mercado. De particular preocupação é o aumento do uso em populações jovens e jovens adultos no período pré-pandemia, revertendo décadas de diminuição da dependência da nicotina em usuários de tabaco.

Para ir mais além, a Associação Americana do Coração publicou, em junho de 2022, uma declaração científica sobre as consequências cardiopulmonares do consumo de DEFs em adolescentes, mostrando preocupações sobre os riscos à saúde e do impacto sobre o consumo de nicotina, que aumentou significativamente nos últimos anos, revertendo décadas de tendência de diminuição.

Confira o artigo "Cardiopulmonary Consequences of Vaping in Adolescents: A Scientific Statement From the American Heart Association" em https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/RES.0000000000000544#d1e1332

 

Fonte: Conselho Federal de Farmácia (CFF)

 

Artigo anterior: As causas e consequências do baixo investimento na saúde feminina As causas e consequências do baixo investimento na saúde feminina Próximo artigo: Verão: um período de riscos para a saúde gastrointestinal e da pele Verão: um período de riscos para a saúde gastrointestinal e da pele

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos