PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Saúde
By Fábio Reis
Fábio Reis
10.Mar

Secretaria de Saúde de Juazeiro notifica dois casos importados de malária

juazeiro malaria

Pacientes contraíram a doença em regiões endêmicas e foram diagnosticados em Juazeiro, mas medidas de prevenção são necessárias para evitar novos casos.

 

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) emitiu um alerta epidemiológico nesta sexta-feira (10) notificando dois casos suspeitos de malária. No entanto, a Sesau destacou que são dois casos importados de outras localidades, ou seja, a infecção não ocorreu no município de Juazeiro, mas em regiões endêmicas.

O primeiro caso é relativo a um paciente que foi infectado em dezembro de 2022 no continente africano. Ele já tinha realizado o tratamento na África, mas, ao retornar, apresentou sinais e sintomas da doença. O segundo caso é de um paciente proveniente da região da Amazônia que, ao apresentar sintomas, buscou uma unidade de saúde e teve teste rápido com resultado positivo. Este paciente já iniciou o tratamento. A Vigilância Epidemiológica da Sesau está acompanhando os dois casos.

Um caso importado de malária é quando uma pessoa é infectada em uma área endêmica, ou seja, uma região onde a doença é comum, e viaja para outra área onde a malária não é endêmica, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium, que é transmitido aos seres humanos pela picada do mosquito Anopheles infectado. Embora a malária não seja endêmica em muitas áreas do Brasil, é uma doença grave em muitos países tropicais e subtropicais, incluindo a África e a Amazônia.

A prevenção da malária inclui medidas como o uso de mosquiteiros tratados com inseticida, repelentes de mosquitos, roupas de proteção e a aplicação de inseticidas em residências e locais de trabalho. Também é importante evitar áreas com muitos mosquitos durante as horas do dia e da noite em que esses insetos são mais ativos.

Os sintomas da malária incluem febre, calafrios, suores noturnos, dores de cabeça e musculares, fadiga, náuseas e vômitos. O diagnóstico é geralmente feito através de exames de sangue que procuram o parasita Plasmodium. O tratamento para a malária inclui medicamentos antimaláricos específicos que visam matar o parasita.

É importante que as pessoas que viajam para áreas endêmicas de malária tomem medidas preventivas antes, durante e após a viagem. As pessoas que apresentam sintomas de malária devem procurar assistência médica imediatamente, especialmente se tiverem viajado para áreas endêmicas recentemente.

 

 

 

Artigo anterior: Casos de chikungunya aumentaram neste início de 2023 Casos de chikungunya aumentaram neste início de 2023 Próximo artigo: Perigo das enchentes: Rio tem 24 casos e 3 mortes por leptospirose em 2023 Perigo das enchentes: Rio tem 24 casos e 3 mortes por leptospirose em 2023

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos