- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Usina nuclear Fukushima: trabalhadores entram em contato com líquido radioativo
A operadora da usina nuclear Fukushima 1 confirmou que cinco trabalhadores sofreram contato acidental com um líquido contendo substâncias radioativas.
Segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), o incidente ocorreu na quarta-feira, quando os trabalhadores estavam limpando parte da tubulação do Sistema Avançado de Processamento de Líquidos (Alps) no complexo da usina nuclear no Japão.
O sistema é empregado no tratamento da água acumulada em Fukushima 1.
A Tepco declarou que os trabalhadores estavam lavando o interior da tubulação quando uma mangueira utilizada para drenagem em um tanque de líquido residual contendo substâncias radioativas se desprendeu e cerca de 100 mililitros do fluido jorraram.
De acordo com a empresa, os trabalhadores utilizavam EPI (equipamento e máscara de proteção), o que impediu a ingestão do líquido radioativo.
No entanto, a operadora diz que a água radioativa entrou em contato com a pele de quatro dos cinco trabalhadores. A parte do corpo foi lavada para a retirada do líquido, mas dois trabalhadores foram hospitalizados para tratamento de descontaminação radioativa, pois seus níveis de radiação corporal não caíram abaixo de um determinado nível, mesmo depois de quase nove horas.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio afirmou que os dois trabalhadores não apresentaram nenhum problema sério de saúde, mas que estão sendo monitorados para determinar a quantidade de radiação a que foram expostos.
* Reproduzido com autorização da TV Japonesa NHK