- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Comissão Nacional de Saúde da China esclarece sobre surto de pneumonia e doença respiratória em crianças
Comissão Nacional de Saúde esclarece dúvidas sobre implementação de diagnóstico e resposta em razão dos crescentes casos de infecções respiratórias e pneumonias em crianças na China.
A Comissão Nacional de Saúde da China concedeu entrevista exclusiva à Agência de Notícias Xinhua no dia 23 para responder a algumas perguntas que preocupam o público, principalmente as famílias de crianças diante do surto de infecção respiratória e pneumonia em crianças na China.
P: Muitos hospitais infantis locais ficaram superlotados recentemente. Que medidas tomou a Comissão Nacional de Saúde d a China para aliviar o problema?
Resposta: Recentemente, continuamos a prestar atenção ao diagnóstico e tratamento de crianças suscetíveis durante o período de alta incidência de doenças infecciosas respiratórias e orientamos todas as localidades a fortalecer o planejamento geral e implementar um sistema hierárquico de diagnóstico e tratamento.
Pergunta: Alguns hospitais comunitários abriram recentemente serviços de exames para crianças, mas alguns pais estão preocupados com o fato da capacidade de diagnóstico ser insuficiente e atrasar o inicio do tratamento dos filhos prejudicando a condição de saúde. O que devem fazer?
A Comissão Nacional de Saúde exigiu que todas as localidades desempenhassem o papel de consórcios médicos para reforçar a orientação técnica para instituições médicas e de saúde primárias, melhorar as capacidades de diagnóstico e tratamento de infecções gerais e a eficiência da identificação e encaminhamento de doenças graves.
Quais hospitais estão qualificados para aceitar crianças com infecções do trato respiratório / pneumonia ?
Resposta: A Comissão Nacional de Saúde orientou todas as regiões a publicarem informações sobre instituições médicas que podem fornecer serviços de diagnóstico e tratamento pediátrico nas suas regiões para facilitar o tratamento médico nas proximidades.
O que você deve fazer se seu filho tiver febre ou tosse?
Resposta: Os grandes hospitais têm uma grande densidade de pessoal, têm longos tempos de espera e um alto risco de infecção cruzada. Recomenda-se que as crianças com sintomas leves procurem primeiro instituições médicas primárias, pediatria de hospitais gerais, etc. O serviço de referência será um hospital infantil especializado, que podem encaminhar os pacientes para instituições médicas primárias para tratamento e acompanhamento domiciliar.
Quando uma criança deve ir ao hospital para tratamento médico?
Resposta: De acordo com orientação de especialistas, crianças que apresentam febre extremamente alta ou febre persistente por mais de três dias, tosse frequente que afeta a vida normal, mau estado mental ou mesmo sonolência, aumento da frequência respiratória ou dificuldade em respirar, vômitos frequentes, erupções cutâneas, dores de cabeça ou convulsões, etc., devem ser examinadas. Nesses casos leve seu filho ao médico imediatamente.