- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Por ser uma doença silenciosa, em casos de contaminação com o vírus, a testagem no início dos primeiros sintomas favorece a busca rápida pelo tratamento médico, impedindo a evolução e agravamento da doença
A campanha Julho Amarelo – mês de luta contra as hepatites virais - foi criada com o intuito de reforçar a importância das ações de vigilância, prevenção e controle da doença, responsável por causar alterações leves, moderadas ou até mesmo graves no fígado. A hepatite representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, acarretando aproximadamente 1,4 milhão de mortes globais por ano, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites virais. As infecções podem ser adquiridas pelos vírus A e E, por meio do contato com alimentos ou água contaminados, ou pelos vírus B, C e D, por meio de relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas ou objetos perfurocortantes contaminados.
"As hepatites virais são doenças silenciosas. Há também as hepatites que se desenvolvem pelo uso excessivo de medicamentos, álcool e outras drogas, ou por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Em se tratando das virais, a testagem logo no aparecimento do primeiro sintoma é fundamental para a busca pelo atendimento médico que impeça sua evolução e agravamento", diz Dr. Alexandre Chieppe, Diretor Médico da MedLevensohn.
Testes estão disponíveis em farmácias de todo o país
A MedLevensohn é uma das responsáveis por distribuir testes rápidos para as farmácias de todo o país. Para o diretor comercial da empresa, Fernando Marinheiro, a testagem tem feito parte da cultura do brasileiro. "A população tem se conscientizado sobre a importância de realizar a testagem logo no início dos sintomas, seja qual for a doença. Em casos de contaminação com o vírus da hepatite, doença que pode trazer complicações se não tratada corretamente, ela se faz ainda mais importante. No primeiro semestre de 2025, tivemos um crescimento de 106,9% nas vendas da nossa linha de testes rápidos para a doença, o que comprova esta conscientização", afirma o executivo.
No portfólio da empresa constam o MedTest HBsAg ML02 (Hepatite B), que detecta o antígeno de superfície HBsAg, por meio de amostras de sangue total, soro ou plasma, com apresentação do resultado em 15 minutos. O MedTeste HAV (IgG/IgM) Hepatite A realiza em 20 minutos a detecção qualitativa do anticorpo IgG/IgM do vírus da hepatite A (HAV), por meio da amostra de soro ou plasma. Já o MedTeste HCV ML02 Hepatite C detecta os anticorpos anti-HCV em apenas 10 minutos, por meio da amostra de sangue total, soro ou plasma. Toda a linha apresenta alta sensibilidade e especificidade nos resultados.