ipen

A bolsa de pós-doutorado faz parte do projeto Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos e radiações a serviço da Saúde financiado pela FAPESP em que as linhas de pesquisa concentram-se no estudo e desenvolvimento de novos produtos radiofarmacêuticos e fontes radioativas aplicadas especificamente no campo da medicina.

O objetivo deste projeto é desenvolver e fabricar uma fonte radioativa de nano-escala para aplicação em braquiterapia. Os pesquisadores envolvidos no projeto trabalham em diversas áreas do conhecimento e aplicam diferentes metodologias em suas investigações.

O bolsista de pós-doutorado (PD) deverá conduzir pesquisa teórica e prática no projeto, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de artigos científicos e a disseminação dos resultados da pesquisa. O pós-doutorando deverá ainda produzir artigos a serem submetidos em revistas de alto impacto acadêmico, bem como apresentá-lo em seminário de trabalho. A bolsa de pós-doutorado destina-se a desenvolver projeto específico no tema:“Desenvolvimento de nanopartícula radioativa para aplicação na área de nanobraquiterapia”.

O objetivo geral deste sub-projeto, coordenado pela Professora Maria Elisa Chuery Martins Rostelato é, unindo as vantagens da braquiterapia com as da nanotecnologia, desenvolver, caracterizar e validar uma nova fonte radioativa para tratamento de câncer.

 

Condições da Bolsa

A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato tenha um doutorado em tecnologia nuclear, com uma forte história de publicação (artigos e patentes) e bom desempenho em inglês falado e escrito. Deve ter bacharelado em física médica. É essencial ter conhecimento prévio e experiência em:

a) Manipulação de materiais radioativos utilizados em braquiterapia;
b) Formação em proteção contra radiações;
c) Experiência com síntese e caracterização de nanopartículas;
d) Conhecimento de cálculo de ativação nuclear;
e) Experiência com o desenvolvimento de fontes radioativas para o tratamento de câncer.

O candidato selecionado receberá uma bolsa de R$ 7.174,80 por mês e uma reserva técnica, equivalente a 15% do valor anual da bolsa de estudos, para ser usado com as atividades de pesquisa.

A bolsa inclui também um auxílio de instalação para pesquisadores que precisem se mudar para a cidade de São Paulo, onde se localiza o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). A bolsa será concedida para 12 meses prorrogáveis por mais 6 meses, com a possibilidade de implementar uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP, no qual o candidato irá desenvolver parte da pesquisa em uma instituição no exterior durante 6 meses. A instituição será escolhida pelo supervisor do estagiário. Regras para bolsa BEPE podem ser encontradas em http://www.fapesp.br/7798.

A bolsa de pós-doutorado necessita de uma dedicação de 40 horas semanais, durante o horário comercial. Detalhes sobre a concessão da bolsa e da ajuda de instalação podem ser encontrados em http://www.fapesp.br/270.

 

Documentação

1- CV Lattes (www.lattes.cnpq.br);
2- MyCitation (Google Acadêmico);
3- Projeto de pesquisa relacionado ao tema da bolsa. O projeto de pesquisa deve consistir de um máximo de 20 páginas em português ou inglês: introdução, objetivos, metodologia, método de análise de resultados, resultados esperados e bibliografia;
4-Carta de apresentação, resumindo a razão de interesse dentro da bolsa e experiência científica anterior.

 

Contato e Prazo

O candidato deve enviar a documentação via e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título: "Bolsa – PD Institucional – Nanobraquiterapia".

Prazo para apresentação: 14/agosto/2018 até 17:00 (hora de Brasília).

Não serão aceitas inscrições posteriores. Para esclarecimentos e informações adicionais sobre o programa de pesquisa, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Processo Seletivo

Os candidatos serão selecionados por avaliação de currículo, considerando as publicações, perfil e trajetória, bem como a qualidade científica da proposta e a sua conformidade com as linhas de pesquisa do projeto. Se necessário, serão agendadas entrevistas face a face ou por vídeo-conferência com os candidatos.

 

Divulgação de Resultados

O resultado será anunciado no site do IPEN em 10 de setembro de 2018 por ordem de classificação. A ordem será considerada para efeito da lista de espera; Se o primeiro candidato não apresentar as condições necessárias para a implementação da bolsa, o segundo lugar será chamado e assim por diante, até o preenchimento da vaga. A decisão do Comitê de Seleção será final e as apelações não serão possíveis. O candidato selecionado vai iniciar suas atividades em 1º de novembro de 2018.

Fábio Reis
Author: Fábio ReisWebsite: https://linkedin.com/in/fabiolreis
Fundador do Pfarma. Possui registro como Jornalista MTB 39014/RJ e Farmacêutico CRF-RJ 14376.