PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Residência em Farmácia
By Fábio Reis
Fábio Reis
14.Set

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva -UFRJ

 residencia-saude-coletiva-ufrj

 10 vagas abertas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRJ. Inscrições até 30 de setembro.

 

Edital nº. 360 de 18 de outubro de 2013

CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA - 2014O Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) comunica, pelo presente edital,  a abertura de inscrições para o concurso destinado ao provimento de vagas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRJ, em 2014.

Cópia da prova de múltipla escolha e dissertativa da 
primeira etapa - turma 2014
 (PDF)

 

CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA - 2014

O Diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) comunica, pelo presente edital, a abertura de inscrições para o concurso destinado ao provimento de vagas para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRJ, em 2014. Leia mais

Cópia da prova de múltipla escolha e dissertativa da
primeira etapa - turma 2014 (PDF)

Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Unidade acadêmica responsável
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC/UFRJ - Convênio com o Ministério da Saúde/Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ/MS)

Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - IESC/UFRJ

Coordenador: Daniel de Oliveira Costa

Representantes das áreas do IESC/UFRJ
Bioética: Prof. Alexandre Costa

Ciências Sociais e Humanas em Saúde: Profa. Neide Emy Kurokawa

Epidemiologia e Bioestatística: Prof. Antônio José Leal Costa

Planejamento e Políticas de Saúde: Prof. Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti

Saúde Ambiental e do Trabalhador: Daniel de Oliveira Costa
Representantes discentes:
Alunos do 2o ano (R2): Jacqueline Carvalho; Camila Rodrigues (Suplente)
Alunos do 1o ano (R1): Bianca Thais Manzari Pascoal
Apoio Administrativo:
Henrique Sobreira

Endereço
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ
Avenida Horácio Macedo, S/N - Próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ
Ilha do Fundão - Cidade Universitária
CEP 21941-598, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel: (21) 2598-9331 Fax: 2598-9271
E-mail: residencia@iesc.ufrj.br

Objetivos do curso
Objetivo geral

Formar sanitaristas, graduados em diferentes áreas da saúde, para compreender os determinantes do processo saúde doença na comunidade, no trabalho e no meio ambiente, e desenvolver ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do Sistema de Saúde.

Objetivos específicos

Identificar os condicionantes de saúde das populações e elaborar propostas de intervenção, desenvolvendo atividades de planejamento, organização e avaliação de programas, serviços e sistemas de saúde e atuando em equipes multiprofissionais;

Identificar os aspectos culturais e sócio-econômicos envolvidos na determinação das condições de saúde das populações;

Conhecer os modelos de atenção à saúde e as estratégias de intervenção;

Realizar diagnósticos das condições de saúde e dos serviços, inquéritos epidemiológicos e ações de vigilância em saúde;

Participar em conjunto com a equipe de saúde das atividades de planejamento, organização, administração e avaliação de ações de saúde na rede de serviços;
Identificar riscos relacionados a atividades profissionais e ao meio ambiente.

Número de vagas: 10 (dez) vagas por ano

Período de realização: 24 (vinte e quatro) meses

Carga horária total: 5.760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas

Carga horária semanal: 60 (sessenta) horas

População alvo: O curso é destinado a profissionais de saúde, exceto médicos.

Bolsas: Os alunos-residentes perceberão bolsa mensal, financiada pelo Ministério da Saúde - Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ) durante os 24 (vinte e quatro) meses de duração do curso.

Diretrizes Pedagógicas: As atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são agrupadas nos canais teórico, teórico-prático e prático. Os canais teórico e teórico-prático são compostos por disciplinas, nas quais são desenvolvidas atividades como aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos e exercícios, sob coordenação de professores do IESC/UFRJ, e com participação eventual de tutores e preceptores. Tais atividades são desenvolvias no IESC/UFRJ. As atividades práticas são desenvolvidas sob forma de treinamento em serviço, nas instituições que compõem o SUS, sob supervisão dos preceptores e orientação dos tutores.

O Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do IESC/UFRJ está organizado em consonância com as Resoluções 2 e 3 de 4 de maio de 2010 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, e com a Resolução CEPG/UFRJ Nº 3 de 11 de dezembro de 2009.

Parcerias: Atualmente, para o desenvolvimento das atividades práticas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, foram firmados termos de cooperação técnico-científica entre o IESC/UFRJ, responsável pela coordenação acadêmica, e as seguintes instituições: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Fundação Municipal de Saúde de Niterói e Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita. Nelas, os alunos atuam sob supervisão e orientação nas redes de atenção básica e especializada, assim como nas estruturas regionais e centrais de gerência e coordenação. Além das instituições acima listadas, os alunos desenvolvem atividades práticas no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (HUCFF/UFRJ).

- Veja o edital completo

- Ficha de Inscrição 

- Bibliografia para o Concurso

- Errata do Edital n° 216

Artigo anterior: Programa de Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - USP Programa de Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - USP Próximo artigo: Residência Multiprofissional em Saúde na UNESP Residência Multiprofissional em Saúde na UNESP

Novos conteúdos

  • Golpe utiliza site falso com nome da Rede de Farmácias São João para enganar consumidores
    Golpe utiliza site falso com nome da Rede de Farmácias São João para enganar consumidores
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 16.Mai
  • Estresse e ansiedade podem agravar a asma?
    Estresse e ansiedade podem agravar a asma?
    Saúde 16.Mai
  • Alopecia: quando a queda de cabelo se torna um sinal de alerta
    Alopecia: quando a queda de cabelo se torna um sinal de alerta
    Saúde 16.Mai
  • Biópsia embrionária: conheça o procedimento que analisa embriões formados no laboratório antes da implantação no útero
    Biópsia embrionária: conheça o procedimento que analisa embriões formados no laboratório antes da implantação no útero
    Saúde 16.Mai
  • Endometriose: A doença não é fatal, mas pode afetar drasticamente o bem-estar se não tratada corretamente
    Endometriose: A doença não é fatal, mas pode afetar drasticamente o bem-estar se não tratada corretamente
    Saúde 16.Mai
  • Vendas de vitaminas e suplementos crescem 37% no Brasil
    Vendas de vitaminas e suplementos crescem 37% no Brasil
    Mercado Farmacêutico 16.Mai
  • APLV: alergia alimentar pouco conhecida desafia o dia a dia de milhares de famílias brasileiras
    APLV: alergia alimentar pouco conhecida desafia o dia a dia de milhares de famílias brasileiras
    Saúde 16.Mai

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos