farmaceutico leandro farias radar da saude

O farmacêutico Leandro Farias transformou sua dor em luta por uma saúde mais justa para a população. Em 2014 fundou o Movimento Chega de Descaso, e agora lança o Radar da saúde, uma plataforma digital para registrar e mapear os problemas na saúde.

 

Em 2014, a farmacêutica Ana Carolina Cassino deu entrada na emergência de um hospital particular na Barra da Tijuca com uma crise de apendicite, após esperar 28 horas por uma cirurgia, devido a morosidade seu quadro evoluiu para uma infecção generalizada, sepse, provocando sua morte.

Seu noivo, o Farmacêutico Leandro Farias, mesmo diante de um momento de tanta dor não podia aceitar o descaso acontecido e começou a trilhar um árduo caminho por justiça na saúde, transformando seu luto em luta, e combatendo ativamente os abusos e descasos no SUS e na rede privada de saúde do Brasil.

Em 2014 ele criou o Movimento Chega de Descaso (MCD) com o objetivo de colaborar na construção de uma saúde digna, humanizada e acessível a todos, prestando assistência jurídica e social, aos cidadãos que se deparam com problemas, burocracias e demora no atendimento médico, quando mais necessitam.

Durante sua jornada, Leandro Farias percebeu que a população carecia de uma ferramenta acessível para denunciar os problemas que enfrentam na saúde, desta necesidade foi lançado o Radar da Saúde, uma plataforma colaborativa para registrar denúncias em saúde.

Através da plataforma os usuários e profissionais da saúde podem registrar reclamações e receber apoio do Movimento Chega de Descaso. Também dos dados será possível mapear os principais problemas na saúde, contribuindo para que sejam cobradas melhorias e para propor políticas públicas que sejam efetivas.

 

radar da saude

 

Como registrar uma reclamação no Radar da Saúde

 

A plataforma é bem simples e foi construída para ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Prossiga com os seguintes passos: 

1) Acesse www.radardasaude.com.br 
2) Clique no botão amarelo escrito "Registrar Reclamação"
3) Escolha a sua categoria de reclamação: Usuário do SUS, Usuário de Plano de Saúde ou Profissional da Saúde.
4) Preencha o formulário com as informações essenciais. Seus dados pessoais como nome, e-mail e telefone são protegidos e não serão publicados.
5) Clique em enviar.
6) Pronto sua publicação já foi registrada e em breve será liberada por um moderador.

 

Movimento liderado por farmacêutico agrega diversos voluntários.

 

O Movimento Chega de Descaso, hoje já conta com a colaboração de mais 15 voluntários, que se revezam nas mais diversas demandas, seja na manutenção das redes sociais, atualização do site, execução de eventos que acontecem constantemente, atendimento as denúncias que chegam até a Ong, seja por email, telefone, mensagens, em redes sociais ou através do Radar da saúde. Um desses voluntários é o publicitário Pablo Assis que se juntou ao grupo, após ser ajudado pela Ong em junho de 2017, quando sua esposa, a americana Amanda Assis, também diagnosticada com apendicite, teve a cirurgia negada por um hospital particular na zona sul carioca, pois seu seguro saúde era do país de origem da atleta.

Com a negativa da cirurgia que sua esposa tanto precisava, Pablo foi atrás de ajuda e após uma conversa com uma amiga que conhecia o trabalho da Ong, encontrou no Movimento Chega de Descaso a ajuda que tanto precisava, e conseguiu após um dia todo aguardando, realizar a cirurgia. O caso ganhou grande repercussão nacional na imprensa.

 

pablo o globo

Imagem: reprodução reportagem do Jornal O Globo.

 

Da mesma forma como o movimento ajudou a esposa do Pablo, milhares de pessoas já receberam auxílio e ajuda do movimento. Com o lançamento da plataforma Radar da Saúde o objetivo é ampliar rede de alcance e ajudar ainda mais a população.

 

Iniciativa precisa de apoio dos farmacêuticos

 

A iniciativa precisa do apoio dos farmacêuticos que podem indicar a plataforma para seus pacientes, quando estes relatarem problemas nos serviços de saúde, os profissionais também podem denunciar anonimamente os problemas que enfrentam em seus locais de trabalho como falta de medicamentos, salários atrasados ou infraestrutura precária.

O fundador da Ong, Leandro Farias luta constantemente para manter a organização viva e ativa, e espera que agora com o lançamento do Radar da saúde www.radardasaude.com.br, o alcance dos atendimentos do MCD, seja potencializado, ajudando assim muito mais pessoas. Para saber mais como ajudar o movimento acesse http://www.chegadedescaso.org.br/apoie/

 

 

Texto com colaboração da jornalista Raquel - assessoria de imprensa do MCD.