- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
CFF explica os próximos passos para aprovação do Piso Salarial dos Farmacêuticos
Após aprovação na Ctrab, projeto segue para novas etapas legislativas. Deputada Alice Portugal e CFF destacam importância da mobilização.
(Imagem: Agência Câmara de Notícias)
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) celebrou mais um passo na aprovação do tão aguardado piso salarial nacional para os farmacêuticos. Após intensa articulação por parte do CFF e outras entidades, o Projeto de Lei (PL) 1559/2021 obteve um parecer favorável do relator Airton Faleiro, na Comissão de Trabalho (Ctrab), seguido de aprovação.
Agora, com esse primeiro passo concretizado, surge a dúvida: quais serão os próximos passos para a efetivação do piso salarial dos farmacêuticos?
De acordo com a deputada Alice Portugal, única farmacêutica parlamentar e defensora do PL, o próximo destino do projeto é a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), seguida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). É um trajeto legislativo necessário para garantir a viabilidade financeira e a constitucionalidade do projeto.
"Como única farmacêutica na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, sigo comprometida com essa luta para que o piso vire lei!", afirma a deputada Alice Portugal.
Lenira Costa, vice-presidente do CFF, ressalta que, embora o projeto ainda enfrente etapas a superar, a aprovação na Ctrab representa um avanço significativo. "“sabemos que o caminho é longo, mas temos que saber reconhecer as vitórias pelo percurso. Ontem foi um dia histórico para a nossa profissão, onde mostramos que, com união e mobilização, é possível conquistarmos tudo que temos direito. Seguimos na luta e pedimos que todos os farmacêuticos continuem mobilizados também", destaca a diretora.