oms teste coronavirus

 

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, declarou que há uma possibilidade do novo coronavírus prevalecer por anos "Temos um novo virus entrando na população pela primeira vez. Portanto, é muito difícil prever quando vamos vencer."

Ele também destacou a possibilidade da COVID-19 virar uma doença endêmica "É importante colocar isso sobre a mesa. Esse vírus pode se tornar mais um vírus endêmico em nossa comunidade E pode nunca desaparecer. O HIV nunca desapareceu. Encontramos as terapias e as pessoas não tem mais o mesmo medo".

Uma doença endemica é aquela no qual os casos acontecem com uma certa frequência em determinado local. Atualmente a doença epidêmica abrange três conceitos:

  • uma doença que afeta simultaneamente um grande número de pessoas;
  • uma doença que se dissemina rapidamente num segmento demográfico da população humana, como todos de uma área geográfica, um quartel ou agrupamento similar ou um grupo humano com semelhanças etárias, sexuais, profissionais, etc .
  • uma grande incidência está acima da esperada.

Dengue, febre amarela, malária e gripe (H1N1) são alguns exemplos de doenças endêmicas que afetam o Brasil.

A doutora Soumya Swaminathan também destacou o grande desafio que o mundo precisa enfrentar para vencer o SARS-CoV-2, em uma entrevista para o jornal Financial Times, declarou que a pandemia pode durar de 4 a 5 anos.

 

Texto por Fábio Reis 

* A reprodução é permitida desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br