pfizer farmaceutica

Objetivo principal é contribuir com projetos que apoiem o sistema de saúde nacional e as necessidades das comunidades mais afetadas pela pandemia de covid-19.

 

 

A Pfizer Brasil e a Pfizer Foundation1, organização filantrópica criada pela companhia em âmbito mundial, destinaram juntas cerca de R$ 2,5 milhões em doações para apoiar projetos voltados ao combate do novo coronavírus no Brasil. O valor está sendo disponibilizado a organizações não governamentais (ONGs) e entidades sem fins lucrativos que trabalhem com as comunidades mais afetadas pela pandemia. A iniciativa está alinhada à missão da companhia de transformar as vidas das pessoas por meio da saúde e complementa os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento de possibilidades de tratamento e prevenção da covid-19.

Entre as instituições contempladas no Brasil estão a Cruz Vermelha, com ações para apoiar a população do Norte e do Nordeste do país, e a Associação Expedicionários da Saúde (EDS), na construção de uma estrutura de pronto-atendimento e outra de assistência semi-intensiva no interior de São Paulo e no apoio às comunidades indígenas do Norte do país, que sofrem com a pandemia e com a escassez de recursos hospitalares. Até agora, mais de 10 remessas de itens essenciais ao combate ao coronavírus já foram enviadas para o Amazonas e o Pará, contendo, além de medicamentos, máscaras adaptadas, EPIs e insumos médicos, cilindros e concentradores de oxigênio e geradores para abastecer os postos de saúde das aldeias mais afastadas. A Pfizer atua em parceria com a EDS já há 8 anos, incentivando seus projetos itinerantes que levam atendimento clínico e cirurgias especializadas a populações indígenas isoladas.

A Pfizer também contribuiu com profissionais de saúde em várias frentes, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, com a Sociedade Brasileira de Infectologia e com o AC Camargo, com a doação de álcool gel e itens de proteção para farmácias e hospitais de diversos estados e deu uma atenção especial aos pacientes do grupo de risco da COVID-19, fazendo a entrega de medicamentos em suas residências, por meio de uma parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Além disso, por meio de outros apoios, recursos foram direcionados para a compra de alimentos e kits de higiene que foram enviados à região amazônica – fortemente afetada pela pandemia -, à população carente da área rural de Itapevi, região metropolitana de São Paulo e a instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social na capital.

Outros pedidos de doações ainda passam por análises internas e podem ser viabilizados nas próximas semanas. Em todo o mundo, a Pfizer mantém parcerias com organizações sociais para apoiar projetos que façam a diferença na sociedade. Globalmente, R$ 40 milhões de dólares estão sendo destinados a iniciativas médicas e filantrópicas para minimizar os efeitos da pandemia