PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Coronavírus | covid-19
By Sputnik
Sputnik
09.Nov

Imunidade cruzada pode proteger pessoas contra o coronavírus

israel anticorpo covid19

Pessoas que não tenham sido infectadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem apresentar imunidade cruzada através de anticorpos não produzidos contra a COVID-19, mas por um vírus relacionado, segundo conclusão de cientistas britânicos, publicada na revista Science.

 

 

Em experimento com 300 voluntários, 5% dos participantes apresentaram anticorpos, embora não tenham sido infectados pelo novo coronavírus. O estudo publicado pela Science revelou que algumas pessoas podem apresentar uma imunidade recebida antes. 

Sendo assim, anticorpos de pessoas com um resfriado comum reagiram ao SARS-CoV-2. No entanto, suas proteínas protetoras eram diferentes dos anticorpos das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. Até o momento, a eficácia desta imunidade contra a COVID-19 não tem comprovação.

Pesquisadores analisaram amostras de sangue de adultos e crianças do Reino Unido antes da propagação em grande escala do novo coronavírus em dezembro do ano passado. Adicionalmente, foram analisadas amostras de pessoas que testaram negativo ao coronavírus no início da pandemia. Os resultados foram comparados com amostras dos participantes que depois testaram positivo para COVID-19.

Em setembro, o professor da Universidade Duke, Miguel Nicolelis, sugeriu que pessoas que tiveram dengue podem ter imunidade contra o coronavírus. O cientista comparou a distribuição geográfica do coronavírus com a disseminação de dengue. Descobriu-se que os habitantes de regiões com taxas mais baixas de infecção pelo coronavírus e com crescimento mais lento dos casos de COVID-19 sofreram intensos surtos de dengue.

Segundo dados de 9 de novembro, no mundo foram registrados 50,5 milhões de casos, 1,2 milhão de óbitos e mais de 33 milhões de pacientes recuperados da COVID-19. EUA, Índia, Brasil, Rússia e França estão atualmente entre os países com mais infectados.

 

Com informações da Agência de Notícias Sputnik

 

  • coronavirus
  • coronavirus
Artigo anterior: Biden anuncia cientista brasileira em força-tarefa contra o coronavírus Biden anuncia cientista brasileira em força-tarefa contra o coronavírus Próximo artigo: Fábrica do Butantan vai ter capacidade para 100 milhões de doses da coronavac por ano Fábrica do Butantan vai ter capacidade para 100 milhões de doses da coronavac por ano

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    15.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos