vacina covid19 astrazeneca oxford

Segurança e eficácia da vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) contra coronavírus SARS-CoV-2 desenvolvida por Oxford e Astrazeneca: uma análise provisória de quatro ensaios clínicos randomizados no Brasil, África do Sul e Reino Unido 

 

Dados da vacina candidata desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Indústria Farmacêutica Astrazeneca foram publicadas na revista científica The Lancet.

O artigo "Safety and efficacy of the ChAdOx1 nCoV-19 vaccine (AZD1222) against SARS-CoV-2: an interim analysis of four randomised controlled trials in Brazil, South Africa, and the UK" que apresenta os dados da primeira informação do estudo em estágio final a ser publicada sob revisão por pares, com análise independente cuidadosa.

a vacina, chamada AZD1222, mostrou ser 70% eficaz entre os mais de 11.000 participantes, embora apenas cerca de 60% eficaz entre as pessoas que receberam o regime padrão de duas doses.

Por acidente, um subconjunto de voluntários britânicos, cerca de 2.700 participantes, recebeu meia dose da vacina na primeira vez e uma dose completa da vacina na segunda - e ficaram 90% protegidos. Ainda não está claro se essa eficácia melhorada foi devido a um acaso estatístico ou se a dose mais baixa preparou o sistema imunológico para melhor proteger contra COVID-19.

“Este é um marco importante para nós”, disse Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, que ajudou a conduzir o estudo.

“Este é provavelmente o melhor dia que tivemos em 2020 (no Reino Unido)”, acrescentou Sarah Gilbert, professora de vacinologia da Universidade de Oxford.

“Tínhamos uma vacina eficaz que atende aos padrões regulatórios para aprovação em todo o mundo”, continuou Mene Pangalos, vice-presidente executivo de P&D de biofármacos da AstraZeneca. “Mostramos que a vacina é segura e bem tolerada”.

O artigo pode ser acessado em  https://www.thelancet.com/lancet/article/s0140-6736(20)32661-1

 

Por Fábio Reis 

* A reprodução é permitida desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br